A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109450 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 825 "inscrito_id" => 6820 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O uso de dispositivos móveis experimentou um crescimento exponencial. Esse aumento trouxe consigo um interesse na integração desses dispositivos aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a utilização do celular como recurso didático-pedagógico em salas de aula no Brasil, explorando suas potencialidades e fragilidades. Para alcançar esse propósito, realizamos um levantamento na literatura, utilizando o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como fonte de dados, abrangendo o período de 2010 a 2021 e empregando o descritor "celular sala de aula". Este processo resultou em um total de 294 artigos, dos quais 39 foram selecionados após uma triagem que excluiu estudos sem uma relação direta entre o uso do celular e o ensino. Esses 39 artigos foram então analisados, comparados e discutidos em detalhes. As informações obtidas foram posteriormente tabuladas utilizando o software Excel®, destacando-se parâmetros como distribuição das publicações por ano e local de aplicação das pesquisas, disciplinas que utilizaram o celular e as diferentes formas de utilização do dispositivo em ambiente educacional. A análise desses resultados revelou uma ampla gama de práticas pelas quais os smartphones são empregados em salas de aula, incluindo o uso associado às redes sociais, ao Google Tradutor e à gamificação. Diante disso, a utilização do celular como ferramenta pedagógica apresenta-se como um potencial aliado no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6820_TB825_30092024175722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KELLY ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Maria Kelly Ara" "autor_email" => "kellyaraujow@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109450 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 825 "inscrito_id" => 6820 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O uso de dispositivos móveis experimentou um crescimento exponencial. Esse aumento trouxe consigo um interesse na integração desses dispositivos aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a utilização do celular como recurso didático-pedagógico em salas de aula no Brasil, explorando suas potencialidades e fragilidades. Para alcançar esse propósito, realizamos um levantamento na literatura, utilizando o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como fonte de dados, abrangendo o período de 2010 a 2021 e empregando o descritor "celular sala de aula". Este processo resultou em um total de 294 artigos, dos quais 39 foram selecionados após uma triagem que excluiu estudos sem uma relação direta entre o uso do celular e o ensino. Esses 39 artigos foram então analisados, comparados e discutidos em detalhes. As informações obtidas foram posteriormente tabuladas utilizando o software Excel®, destacando-se parâmetros como distribuição das publicações por ano e local de aplicação das pesquisas, disciplinas que utilizaram o celular e as diferentes formas de utilização do dispositivo em ambiente educacional. A análise desses resultados revelou uma ampla gama de práticas pelas quais os smartphones são empregados em salas de aula, incluindo o uso associado às redes sociais, ao Google Tradutor e à gamificação. Diante disso, a utilização do celular como ferramenta pedagógica apresenta-se como um potencial aliado no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6820_TB825_30092024175722.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KELLY ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Maria Kelly Ara" "autor_email" => "kellyaraujow@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }