O uso de dispositivos móveis experimentou um crescimento exponencial. Esse aumento trouxe consigo um interesse na integração desses dispositivos aos processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar a utilização do celular como recurso didático-pedagógico em salas de aula no Brasil, explorando suas potencialidades e fragilidades. Para alcançar esse propósito, realizamos um levantamento na literatura, utilizando o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como fonte de dados, abrangendo o período de 2010 a 2021 e empregando o descritor "celular sala de aula". Este processo resultou em um total de 294 artigos, dos quais 39 foram selecionados após uma triagem que excluiu estudos sem uma relação direta entre o uso do celular e o ensino. Esses 39 artigos foram então analisados, comparados e discutidos em detalhes. As informações obtidas foram posteriormente tabuladas utilizando o software Excel®, destacando-se parâmetros como distribuição das publicações por ano e local de aplicação das pesquisas, disciplinas que utilizaram o celular e as diferentes formas de utilização do dispositivo em ambiente educacional. A análise desses resultados revelou uma ampla gama de práticas pelas quais os smartphones são empregados em salas de aula, incluindo o uso associado às redes sociais, ao Google Tradutor e à gamificação. Diante disso, a utilização do celular como ferramenta pedagógica apresenta-se como um potencial aliado no processo de ensino e aprendizagem.