Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÃO ENTRE SOCIALIZAÇÃO PARENTAL E O CONTROLE DO USO DE TELAS DE CRIANÇAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As telas podem ser definidas como uma superfície plana ou levemente côncava na parte frontal do aparelho de televisão, do computador ou de aparelhos similares onde se forma a imagem. Estudos atuais apresentam como resultado que o uso desses aparelhos, principalmente entre crianças, têm aumentado cada vez mais. Com isso, a ciência tem levantado diversas causas ambientais para tais mudanças, entre elas, a relação parental entre mãe e filho/a. A socialização parental pode ser definida como o conjunto de práticas educativas adotadas pelos pais para a interação com seus filhos/as, podendo ser dividida em quatro estilos: autoritário, autoritativo, permissivo indulgente e permissivo negligente. Estudos mostram que o frequente uso de telas por crianças tem relação com o estilo parental dos pais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar a relação entre socialização parental e os níveis de controle do uso de telas. Para esse fim, os instrumentos utilizados foram a Escala de Socialização Parental (ESPA-29), versão adaptada para mães, um questionário sobre a rotina e o uso de telas por crianças e um questionário sociodemográfico. Participaram desta pesquisa 60 mães de crianças com idade entre 5 e 11 anos. Atualmente, a pesquisa encontra-se em fase final de análise de dados. Como resultado, espera-se encontrar que as mães com estilos parentais predominantemente autoritário e autoritativo demonstrem maior controle do uso de telas de seus filhos/as do que as mães com estilos parentais predominantemente permissivos indulgentes e permissivos negligentes. Almeja-se que a presente pesquisa possa contribuir para a discussão no campo do desenvolvimento infantil.

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