Descrevo um pouco sobre as vivências no estágio obrigatório na educação infantil l, onde pude observar um espaço de relações, entre o ensinar e o aprender que se intercalam e muitas vezes se confundem. O Trabalho tem como objetivo analisar o brincar e a interrelação enquanto eixos estruturantes nas vivências das crianças entre 5 e 6 anos de idade, em uma escola na cidade de Belém, no Estado do Pará. Metodologia abordada foi em forma de observação, um relato de experiência, com resultados que demonstram pontos positivos e os que podem ser melhorados. Pude contar com a colaboração da professora de sala base, coordenação pedagógica e toda comunidade escolar, que juntos somamos as ferramentas pedagógicas para o ensino com responsabilidade, focados no desenvolvimento de cada aluno dentro das suas particularidades e processos. Assim percebo que brincar é primordial e fundamental, faz do ambiente mais acolhedor e humano. Utilizando de práticas pedagógicas junto ao lúdico para promover um espaço que possibilite aprender, fazer, brincar, compreender e sobretudo ser, tudo junto e pensado a partir do universo infantil.