ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O COCAR DE PALHA INDÍGENA POTIGUARA E O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113506 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6608 "inscrito_id" => 15226 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O COCAR DE PALHA INDÍGENA POTIGUARA E O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o relato de uma professora da disciplina de Matemática, com relação a uma aula prática realizada com 21 alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino, de uma escola pública estadual e indígena Potiguara da cidade de Rio Tinto, no Litoral Norte do estado da Paraíba. A aula foi realizada com o objetivo de desenvolver as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ensino de Matemática, no campo da Geometria, tendo como base os princípios e vivências educacionais de uma escola indígena. Para esta aula, foi utilizada como metodologia a Etnomatemática, trabalhando a planificação do cocar de palha do Povo Originário Potiguara, etnia predominante e resistente no Litoral Norte da Paraíba. A professora da turma contou com a participação de quatro licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, do Campus IV, como também a participação de um artesão da aldeia Mont-mor, onde a escola é situada. O intuito principal dessas participações na aula prática foi a integração de conhecimentos científicos e culturais. Sendo assim, foi realizada uma oficina para que fossem explorados os objetos de conhecimento geométricos como simetria, figuras geométricas planas e dentre outros padrões existentes no cocar de palha, a partir de uma aula da demonstração da construção desse adorno com o artesão, e em seguida, o desenho da planificação do cocar com os licenciandos do curso de Matemática, utilizando instrumentos de desenho geométrico. A atividade prática de planificação do cocar potiguara permitiu que os alunos participantes pudessem conhecer com mais profundidade os conhecimentos ancestrais do povo potiguara e fazer relações com a Matemática que é estudada em sala de aula, assim, entendendo a importância da Etnomatemática durante o seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15226_TB6608_09062024145427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA CARDOSO" "autor_email" => "luanacardoso704@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113506 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6608 "inscrito_id" => 15226 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O COCAR DE PALHA INDÍGENA POTIGUARA E O ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o relato de uma professora da disciplina de Matemática, com relação a uma aula prática realizada com 21 alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino, de uma escola pública estadual e indígena Potiguara da cidade de Rio Tinto, no Litoral Norte do estado da Paraíba. A aula foi realizada com o objetivo de desenvolver as habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ensino de Matemática, no campo da Geometria, tendo como base os princípios e vivências educacionais de uma escola indígena. Para esta aula, foi utilizada como metodologia a Etnomatemática, trabalhando a planificação do cocar de palha do Povo Originário Potiguara, etnia predominante e resistente no Litoral Norte da Paraíba. A professora da turma contou com a participação de quatro licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, do Campus IV, como também a participação de um artesão da aldeia Mont-mor, onde a escola é situada. O intuito principal dessas participações na aula prática foi a integração de conhecimentos científicos e culturais. Sendo assim, foi realizada uma oficina para que fossem explorados os objetos de conhecimento geométricos como simetria, figuras geométricas planas e dentre outros padrões existentes no cocar de palha, a partir de uma aula da demonstração da construção desse adorno com o artesão, e em seguida, o desenho da planificação do cocar com os licenciandos do curso de Matemática, utilizando instrumentos de desenho geométrico. A atividade prática de planificação do cocar potiguara permitiu que os alunos participantes pudessem conhecer com mais profundidade os conhecimentos ancestrais do povo potiguara e fazer relações com a Matemática que é estudada em sala de aula, assim, entendendo a importância da Etnomatemática durante o seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15226_TB6608_09062024145427.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUANA CARDOSO" "autor_email" => "luanacardoso704@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }