O método de ensino e aprendizagem baseado somente em memorização de conceitos resulta em um aprendizado superficial, que é aplicado somente na prova e esquecido em um período muito curto. Dessa forma, a busca por metodologias alternativas se tornam interessantes visando buscar tanto um aprendizado mais duradouro quanto uma aula mais dinâmica, fugindo do padrão quadro-caderno, que por mais que seja o mais utilizado, não é o mais eficiente. Visando justamente uma busca por um metodologia diferente, foi desenvolvido o projeto do “Cordel Químico”, que foi aplicado no Colégio Estadual Barão de Mauá e no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal. Com seus resultados, foi possível constatar que com essa metodologia pode-se realizar uma explicação de conceitos químicos, que muitas vezes complexos de serem trabalhados na maneira tradicional de ensino, por meio de aproximações ao cotidiano dos alunos. Com essa forma de explicar o conteúdo ministrado, tornou-se possível construir uma explicação mais lúdica e menos complexa de ser compreendida, evitando o fator desistência da matéria por não compreender e aumentando o interesse dos alunos em compreender mais sobre o tópico, estimulando a autonomia e a fixação do conteúdo ministrado quando propostos a descrever um experimento ou conceito na forma de um cordel.