Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA COMO PRECEPTORA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem a finalidade de fomentar projetos institucionais de residência pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências vivenciadas por uma professora de matemática, durante sua atuação como preceptora no PRP, em uma escola pública, do município de Abaetetuba-PA. A metodologia abordada é de cunho qualitativo, de forma a refletir sobre as ações e práticas desenvolvidas, bem como a troca de experiências no decorrer das atividades realizadas, com a utilização das metodologias de ensino Jogos e Resolução de Problemas. Os sujeitos envolvidos foram uma professora de matemática, residentes do PRP e alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental- Anos Finais. O PRP possibilitou à professora de matemática, a constante atuação no campo da pesquisa, com vistas à obtenção de conhecimentos necessários para a implementação de ferramentas de ensino, que possibilitaram momentos de participação em eventos científicos relacionados ao ensino de matemática, bem como favoreceram a aprendizagem dos alunos na prática, a partir da interação com materiais didáticos, que foram construídos, tendo como base as observações e sondagem de suas dificuldades. O contato e o diálogo constantes com os residentes do programa (alunos de licenciatura em matemática) possibilitaram uma prática colaborativa, com incentivos à construção de propostas metodológicas, que auxiliaram os alunos em suas tarefas e os motivaram a obter conhecimentos, no decorrer das aulas de matemática. Esperamos, que programas como este, continuem sendo implementados nas escolas públicas, possibilitando avanços necessários, que influenciem a melhoria da prática docente e o interesse do aluno em aprender.

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