A presente pesquisa apresenta como objeto “A educação ambiental na percepção dos alunos do PROEJA” e teve como objetivo geral analisar as percepções dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) sobre a Educação Ambiental. Para atingir esse objetivo, buscou-se identificar a compreensão dos alunos acerca da importância da Educação Ambiental; descrever em que componentes curriculares e de que maneira tem sido ministrada a temática Educação Ambiental nas aulas dessa modalidade de ensino; traçar o perfil dos partícipes da pesquisa e caracterizar as dificuldades e possibilidades percebidas pelos alunos no contexto das aulas que abordam a temática Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa descritiva, tendo como lócus de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, pertencente à rede Federal de Ensino. Participaram do estudo dez alunos devidamente matriculados no IFMA - Campus Codó na modalidade PROEJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos durante a pesquisa apontam a importância atribuída pelos alunos à educação ambiental, suas experiências relacionadas à temática em diferentes disciplinas, as principais dificuldades enfrentadas para compreender a Educação Ambiental e como aplicam os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano.