Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a perceção discente dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Ceará – Campus Pecém, sobre a participação em oficinas pedagógicas de Tecnologia de Impressão 3D. Dessa forma, buscou-se compreender as vantagens e as limitações dessa tecnologia no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, assim como sua importância na produção de materiais didáticos. Foram realizados 5 encontros, com duração de 4h cada, no Laboratório de Informática do IFCE Campus Pecém, e nos encontros, foram utilizados dois instrumentais avaliativos de coleta de dados onde o participante expressou o seu grau de concordância com determinadas afirmações, por uso da Escala Likert. A aplicação de um instrumental avaliativo foi realizada no início das oficinas pedagógicas com intuito de sondagem dos participantes e outro ao final das oficinas, com o intuito avaliativo e percetível dos projetos e da tecnologia. Diante os resultados, foi possível verificar o quanto a tecnologia de impressão 3D pode auxiliar no desenvolvimento da criatividade, da autonomia e do protagonismo dos indivíduos envolvidos. Foi notório durante a realização das atividades práticas propostas, ou seja, das impressões de materiais didáticos, de peças de reposição de equipamentos de laboratório e de uma estrutura robótica, o quanto essas habilidades citadas são requeridas durante todo o processo de impressão 3D, sendo dessa forma bastante vantajoso a inserção dessa tecnologia no âmbito acadêmico. Assim, estratégias de ensino e aprendizagem como oficinas, cursos, minicursos, palestras sobre impressão 3D, que possibilitem a participação discente é altamente recomendável.