OS REFLEXOS DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112302 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4874 "inscrito_id" => 14399 "titulo" => "OS REFLEXOS DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA" "resumo" => "Este estudo é realizado a partir do projeto de extensão Tecnologias, Educação e Sociedade: ampliando experiências. E tem por objeitvo discutir os reflexos do projeto de extensão, na formação inicial e continuada de acadêmicos e egressos. Vinculado a pró reitoria de extensão e assuntos estudantis o projeto integra o conjunto de ações do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Goianésia- GO. O momento atípico vivido em função da pandemia da Covid-19 que provocou o isolamento social e a inserção de novas formas de relação e de trabalho, mostrou a necessidade de intensificar atividades com uso de tecnologias na educação, o que trouxe desafios para os atores envolvidos, os quais demonstraram carência de formação para o uso pedagógico. Lima; Oliveira e Frazão (2023) destacam esses desafios e apontam a importância da discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na formação inicial e continuada. Como referencial teórico recorre-se ainda à Paulo Freire por entender a sua relevância para a reflexão sobre as diversas áreas da educação, como a formação de professores; as práticas docentes; as políticas públicas e educacionais; a organização do trabalho pedagógico e, o uso de tecnologias na educação. A metodologia utilizada para aprofundar a temática em estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo a partir do levantamento de referenciais teóricos encontrados em diversos livros e artigos publicados. Como um dos principais resultados verifica se que o projeto de extensão em execução na UEG – UnU de Goianésia tem possibilitado a ampliação do conhecimento acerca da temática contribuindo com a formação inicial de discentes dos cursos de licenciatura em oferta na instituição e com a formação continuada de egressos e professores em exercício na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID14399_TB4874_02062024174423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES AVELAR BERNARDES" "autor_nome_curto" => "GISELE AVELAR" "autor_email" => "gisele.bernardes@ueg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112302 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4874 "inscrito_id" => 14399 "titulo" => "OS REFLEXOS DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA" "resumo" => "Este estudo é realizado a partir do projeto de extensão Tecnologias, Educação e Sociedade: ampliando experiências. E tem por objeitvo discutir os reflexos do projeto de extensão, na formação inicial e continuada de acadêmicos e egressos. Vinculado a pró reitoria de extensão e assuntos estudantis o projeto integra o conjunto de ações do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Goianésia- GO. O momento atípico vivido em função da pandemia da Covid-19 que provocou o isolamento social e a inserção de novas formas de relação e de trabalho, mostrou a necessidade de intensificar atividades com uso de tecnologias na educação, o que trouxe desafios para os atores envolvidos, os quais demonstraram carência de formação para o uso pedagógico. Lima; Oliveira e Frazão (2023) destacam esses desafios e apontam a importância da discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na formação inicial e continuada. Como referencial teórico recorre-se ainda à Paulo Freire por entender a sua relevância para a reflexão sobre as diversas áreas da educação, como a formação de professores; as práticas docentes; as políticas públicas e educacionais; a organização do trabalho pedagógico e, o uso de tecnologias na educação. A metodologia utilizada para aprofundar a temática em estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo a partir do levantamento de referenciais teóricos encontrados em diversos livros e artigos publicados. Como um dos principais resultados verifica se que o projeto de extensão em execução na UEG – UnU de Goianésia tem possibilitado a ampliação do conhecimento acerca da temática contribuindo com a formação inicial de discentes dos cursos de licenciatura em oferta na instituição e com a formação continuada de egressos e professores em exercício na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID14399_TB4874_02062024174423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES AVELAR BERNARDES" "autor_nome_curto" => "GISELE AVELAR" "autor_email" => "gisele.bernardes@ueg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }