PRÁXIS NO PROCESSO FORMATIVO DE AGENTES SOCIAIS: FORTALECENDO LIDERANÇAS FEMININAS NA RESISTÊNCIA PELO DIREITO DAS MULHERES NA FAVELA DO CAJU
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110227 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1927 "inscrito_id" => 8555 "titulo" => "PRÁXIS NO PROCESSO FORMATIVO DE AGENTES SOCIAIS: FORTALECENDO LIDERANÇAS FEMININAS NA RESISTÊNCIA PELO DIREITO DAS MULHERES NA FAVELA DO CAJU" "resumo" => "A atuação de mulheres em territórios de favelas tem demonstrado historicamente o papel crucial para representação das necessidades de seus territórios, construção de redes de apoio e luta por direitos sociais. A Fundação Gol de Letra, instituição do “terceiro setor” atuante no complexo de favelas do Caju, RJ, a partir do projeto de formação de Agentes Sociais, visa capacitação de mulheres para fortalecimento de papéis de liderança comunitária, atua sob o referencial teórico-metodológico fundamentado nos Direitos Humanos, Mobilização Comunitária e Habilidades Pessoais, destacando a realidade das mulheres em contextos de favela, numa perspectiva interseccional. Como resultado do processo formativo no ano de 2020 a 2022, em meio à crise sanitária e social, e a identificação entorno das dificuldades das mulheres em reconhecerem os mecanismos de proteção e promoção de direitos, devido ao estigma associado aos territórios de favela e à violência policial, foi produzida uma cartilha que apresenta a história de mulheres do Caju e metodologias participativas na construção de redes de proteção e promoção de mulheres. Nesse sentido, este artigo tem o propósito de refletir as práticas dessa formação divididas em: 1) ampliar a apreensão sobre os métodos e abordagens de educação que orientaram a formação e sua correlação com referenciais teóricos de educação popular e contra hegemônicos; 2) analisar um dos produtos da formação que construiu um “Fluxo de Serviços para Mulheres do Caju em situação de violência” considerando aspectos de fortalecimento local e reconhecimento de potencialidades territoriais na sobrevivência das mulheres. As principais reflexões apontam para a importância de dar centralidade às mulheres desses territórios, de ressignificar a temática da violência doméstica na comunidade e de capacitar as mulheres como multiplicadoras de conhecimento. Conclui-se que este trabalho formativo contribui para a promoção de direitos humanos no Caju e aponta para uma sociedade mais justa e humanamente emancipada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8555_TB1927_27102024211001.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA AVELAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARINA AVELAR" "autor_email" => "karinaavelar.dh@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110227 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1927 "inscrito_id" => 8555 "titulo" => "PRÁXIS NO PROCESSO FORMATIVO DE AGENTES SOCIAIS: FORTALECENDO LIDERANÇAS FEMININAS NA RESISTÊNCIA PELO DIREITO DAS MULHERES NA FAVELA DO CAJU" "resumo" => "A atuação de mulheres em territórios de favelas tem demonstrado historicamente o papel crucial para representação das necessidades de seus territórios, construção de redes de apoio e luta por direitos sociais. A Fundação Gol de Letra, instituição do “terceiro setor” atuante no complexo de favelas do Caju, RJ, a partir do projeto de formação de Agentes Sociais, visa capacitação de mulheres para fortalecimento de papéis de liderança comunitária, atua sob o referencial teórico-metodológico fundamentado nos Direitos Humanos, Mobilização Comunitária e Habilidades Pessoais, destacando a realidade das mulheres em contextos de favela, numa perspectiva interseccional. Como resultado do processo formativo no ano de 2020 a 2022, em meio à crise sanitária e social, e a identificação entorno das dificuldades das mulheres em reconhecerem os mecanismos de proteção e promoção de direitos, devido ao estigma associado aos territórios de favela e à violência policial, foi produzida uma cartilha que apresenta a história de mulheres do Caju e metodologias participativas na construção de redes de proteção e promoção de mulheres. Nesse sentido, este artigo tem o propósito de refletir as práticas dessa formação divididas em: 1) ampliar a apreensão sobre os métodos e abordagens de educação que orientaram a formação e sua correlação com referenciais teóricos de educação popular e contra hegemônicos; 2) analisar um dos produtos da formação que construiu um “Fluxo de Serviços para Mulheres do Caju em situação de violência” considerando aspectos de fortalecimento local e reconhecimento de potencialidades territoriais na sobrevivência das mulheres. As principais reflexões apontam para a importância de dar centralidade às mulheres desses territórios, de ressignificar a temática da violência doméstica na comunidade e de capacitar as mulheres como multiplicadoras de conhecimento. Conclui-se que este trabalho formativo contribui para a promoção de direitos humanos no Caju e aponta para uma sociedade mais justa e humanamente emancipada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8555_TB1927_27102024211001.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA AVELAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARINA AVELAR" "autor_email" => "karinaavelar.dh@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }