REFLEXÕES ACERCA DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109323 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 6462 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "No contexto de uma aula de Biologia em uma turma de Ensino Médio, a frente de um episódio que provocou o silêncio de um aluno, objetivamos explorar o “ser-fazer do professor” sob a ótica da tríade I-R-F – o professor inicia, o aluno responde, o professor retorna com o feedback – e, através disso, tecer reflexões considerando as questões propostas pelo professor e sua conduta perante o posicionamento dos alunos. Além disso, pretendemos discutir algumas habilidades de ensino necessárias ao professor na promoção de um ensino de ciências à luz da alfabetização científica. O episódio ocorreu durante o desenvolvimento de uma atividade relacionada ao conteúdo programático de Biotecnologia, durante o Estágio Supervisionado, em uma cidade do interior do Piauí, na qual, a professora supervisora atribuiu pontuações para as respostas “corretas” dos alunos (I). Em seu momento de fala, um estudante teve a conduta de justificar o porquê de sua resposta (R) porém, concomitantemente, a professora o interrompeu, pontuando que a explicação não era necessária, bastando o aluno dizer sua resposta (F). Assim, materializa-se uma situação comum em sala de aula, a qual o aluno, ao ser desestimulado, sente-se aquém do processo de ensino-aprendizagem e desiste de participar das atividades desenvolvidas, um dos fatores que resulta na passividade intelectual do aluno. Refletimos, portanto, como e quais habilidades de ensino são necessárias ao professor no desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica capaz de construir um ambiente encorajador, estimulando o diálogo aberto e possibilitando a exposição e respeito de ideias divergentes. Analisamos, também, como essa prática pode promover um ensino de ciências capaz de incentivar o pensamento crítico e estabelecer a autonomia, ao compartilhar autoridade cognitiva com os alunos, aspecto essencial no desenvolvimento de saberes científicos indispensáveis à construção do aluno como ser social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6462_TB651_09102024193026.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Monica Rodrigue" "autor_email" => "monicarodriguesct@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109323 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 651 "inscrito_id" => 6462 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "No contexto de uma aula de Biologia em uma turma de Ensino Médio, a frente de um episódio que provocou o silêncio de um aluno, objetivamos explorar o “ser-fazer do professor” sob a ótica da tríade I-R-F – o professor inicia, o aluno responde, o professor retorna com o feedback – e, através disso, tecer reflexões considerando as questões propostas pelo professor e sua conduta perante o posicionamento dos alunos. Além disso, pretendemos discutir algumas habilidades de ensino necessárias ao professor na promoção de um ensino de ciências à luz da alfabetização científica. O episódio ocorreu durante o desenvolvimento de uma atividade relacionada ao conteúdo programático de Biotecnologia, durante o Estágio Supervisionado, em uma cidade do interior do Piauí, na qual, a professora supervisora atribuiu pontuações para as respostas “corretas” dos alunos (I). Em seu momento de fala, um estudante teve a conduta de justificar o porquê de sua resposta (R) porém, concomitantemente, a professora o interrompeu, pontuando que a explicação não era necessária, bastando o aluno dizer sua resposta (F). Assim, materializa-se uma situação comum em sala de aula, a qual o aluno, ao ser desestimulado, sente-se aquém do processo de ensino-aprendizagem e desiste de participar das atividades desenvolvidas, um dos fatores que resulta na passividade intelectual do aluno. Refletimos, portanto, como e quais habilidades de ensino são necessárias ao professor no desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica capaz de construir um ambiente encorajador, estimulando o diálogo aberto e possibilitando a exposição e respeito de ideias divergentes. Analisamos, também, como essa prática pode promover um ensino de ciências capaz de incentivar o pensamento crítico e estabelecer a autonomia, ao compartilhar autoridade cognitiva com os alunos, aspecto essencial no desenvolvimento de saberes científicos indispensáveis à construção do aluno como ser social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6462_TB651_09102024193026.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Monica Rodrigue" "autor_email" => "monicarodriguesct@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }