FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ACESSIBILIDADE CURRICULAR, PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO E PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111832 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4216 "inscrito_id" => 12258 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ACESSIBILIDADE CURRICULAR, PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO E PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho é a apresentação de um curso de formação continuada no CTUR – Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrado por duas docentes do curso de licenciatura em Educação Especial na mesma universidade. Essa formação justificou-se pela necessidade de diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas a partir das demandas urgentes com a inclusão escolar no contexto do colégio. A inclusão em todos os espaços vem para garantir os direitos sociais e promover a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida. Nessa direção, a educação inclusiva como direito humano multiplicador de direitos vem ganhando força e tem se tornado alvo de grandes reflexões, debates e discussões no meio acadêmico. Tanto as Leis brasileiras n° 9394/96 e nº 13146/2015 quanto a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida em 2008, têm o propósito de garantir uma educação inclusiva e equitativa para todos os alunos (BRASIL, 1996, 2008, 2015). Elas reconhecem a diversidade das necessidades educacionais e a importância de atender a uma ampla gama de características individuais. O curso foi estruturado com um encontro presencial sobre acessibilidade curricular, processos de avaliação e uma oficina sobre plano de ensino individualizado – PEI, na semana pedagógica da instituição. Foi criada uma sala de aula virtual para atividades assíncronas com leituras de textos, artigos, manuais, aulas públicas sobre a temática e filmes. As atividades assíncronas foram divididas em três temáticas, sendo elas: Ensino Colaborativo; Acessibilidade curricular, avaliação em Educação Especial; e Diálogos sobre PEI. Após quatro semanas, tivemos um encontro remoto síncrono para que os docentes apresentassem o PEI elaborado por disciplina e com base em um caso de ensino. A formação trouxe reflexões sobre a prática pedagógica inclusiva, além de estruturar um documento oficial para o PEI da instituição. Os professores puderam iniciar esse documento com a orientação das docentes da licenciatura e estabeleceram seus processos avaliativos de acordo com as demandas apresentadas pelos seus estudantes públicos da educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12258_TB4216_05062024113823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ" "autor_nome_curto" => "CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ" "autor_email" => "carlamarcal@ufrrj.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111832 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4216 "inscrito_id" => 12258 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ACESSIBILIDADE CURRICULAR, PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO E PROCESSOS AVALIATIVOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho é a apresentação de um curso de formação continuada no CTUR – Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrado por duas docentes do curso de licenciatura em Educação Especial na mesma universidade. Essa formação justificou-se pela necessidade de diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas a partir das demandas urgentes com a inclusão escolar no contexto do colégio. A inclusão em todos os espaços vem para garantir os direitos sociais e promover a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida. Nessa direção, a educação inclusiva como direito humano multiplicador de direitos vem ganhando força e tem se tornado alvo de grandes reflexões, debates e discussões no meio acadêmico. Tanto as Leis brasileiras n° 9394/96 e nº 13146/2015 quanto a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida em 2008, têm o propósito de garantir uma educação inclusiva e equitativa para todos os alunos (BRASIL, 1996, 2008, 2015). Elas reconhecem a diversidade das necessidades educacionais e a importância de atender a uma ampla gama de características individuais. O curso foi estruturado com um encontro presencial sobre acessibilidade curricular, processos de avaliação e uma oficina sobre plano de ensino individualizado – PEI, na semana pedagógica da instituição. Foi criada uma sala de aula virtual para atividades assíncronas com leituras de textos, artigos, manuais, aulas públicas sobre a temática e filmes. As atividades assíncronas foram divididas em três temáticas, sendo elas: Ensino Colaborativo; Acessibilidade curricular, avaliação em Educação Especial; e Diálogos sobre PEI. Após quatro semanas, tivemos um encontro remoto síncrono para que os docentes apresentassem o PEI elaborado por disciplina e com base em um caso de ensino. A formação trouxe reflexões sobre a prática pedagógica inclusiva, além de estruturar um documento oficial para o PEI da instituição. Os professores puderam iniciar esse documento com a orientação das docentes da licenciatura e estabeleceram seus processos avaliativos de acordo com as demandas apresentadas pelos seus estudantes públicos da educação especial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12258_TB4216_05062024113823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ" "autor_nome_curto" => "CARLA CORDEIRO MARÇAL Y GUTHIERREZ" "autor_email" => "carlamarcal@ufrrj.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }