Este artigo propõe uma discussão sobre as teorias pós-críticas do currículo, utilizando recursos audiovisuais que abordam essas temáticas de forma crítica e reflexiva. O trabalho se fundamenta nas teorias de gênero e sexualidade, especialmente nas concepções de política de identidade e política pós-identitária. A partir da análise de três obras audiovisuais, o artigo busca problematizar como a sexualidade e o gênero são construídos e desconstruídos no espaço escolar, bem como os desafios e as possibilidades de enfrentamento da LGBTfobia. As obras analisadas são: o filme “Orações para Bobby” retrata questões de homofobia, religião e a falta de aceitação familiar; a série "Pose" explora identidade de gênero, representatividade LGBTQIA+, e outros grupos marginalizados; e a série "Sex Education" aborda a Educação sexual, quebra de tabus e a diversidade. O artigo conclui que a utilização de recursos audiovisuais pode ser uma estratégia pedagógica para promover uma educação mais inclusiva, respeitosa e crítica em relação à diversidade sexual e de gênero.