A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110287 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 4070 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS" "resumo" => "Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4070_TB2008_03102024091654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA" "autor_email" => "amanda.paiva@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110287 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2008 "inscrito_id" => 4070 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS" "resumo" => "Nos últimos anos, a temática das relações étnico-raciais tem sido foco de interesse no campo da pesquisa em educação. Destaca-se a importância de abordar esse tema desde a Educação Infantil visando a construção de uma educação que esteja alinhada com as diretrizes legislativas, as quais exigem a inclusão desse enfoque na Educação Básica, dando ênfase da obrigatoriedade a partir do Ensino Fundamental. O presente trabalho visa apresentar uma revisão narrativa sobre o tema das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil e faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Ressalta-se que as legislações 10.639/2003 e 11.645/2008 produziram alterações nos princípios e práticas pedagógicas desse contexto visando uma educação antirracista, a saber: a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar em busca do reconhecimento e valorização da contribuição histórica, social, cultural e econômica para a formação da sociedade brasileira; bem como a formação continuada dos profissionais da educação para trabalhar de forma efetiva com a temática em sala de aula, com estímulo da produção e utilização de materiais didáticos que abordem de forma adequada a diversidade étnico-racial. Na Educação Infantil há recomendações para que o trabalho proporcione experiências que promovam o respeito mútuo e a valorização das diferenças, com recomendações do uso de brincadeiras, histórias, músicas e atividades lúdicas que representem a diversidade étnico-racial, permitindo que os bebês e crianças pequenas conheçam e se identifiquem com diferentes culturas e etnias. Discute-se a importância da formação dos educadores para a abordagem da temática de maneira sensível e inclusiva, incluindo na prática pedagógica materiais e recursos que representem diferentes grupos étnicos de forma positiva e não estereotipada, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4070_TB2008_03102024091654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA PAIVA" "autor_email" => "amanda.paiva@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }