Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁREA DE FIGURAS PLANAS - TRABALHANDO COM DOBRADURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111102
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3136
    "inscrito_id" => 8837
    "titulo" => "ÁREA DE FIGURAS PLANAS - TRABALHANDO COM DOBRADURAS"
    "resumo" => "O trabalho descreve o relato de experiência de uma oficina, que iniciou em uma das atividades da disciplina de Práticas de Ensino de Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Avançado Sombrio. Esta oficina foi aplicada com os acadêmicos das turmas do 1º e 5º semestre do curso, a qual teve como linha metodológica norteadora, material manipulativo. Por meio de dobraduras, vários conceitos matemáticos foram sendo explorados durante a construção, buscando em conjunto com aula expositiva e dialogada, consolidar de maneira significativa a área do retângulo e do quadrado. Destaca-se que realizando-se todas as etapas das dobraduras, ao final formar-se-á um objeto tridimensional, miniatura de uma casa. Nesse contexto, a oficina teve como objetivo explorar visualmente algumas formas geométricas que se formava, estimulando a imaginação e a concepção visual dentre outros entes geométricos, para no final, definir a relação matemática e o conceitual de área do quadrado e do retângulo. Pode-se dizer que a execução da oficina foi positiva, alcançando o objetivo, havendo consolidação do conteúdo trabalhado. Entretanto, por se tratar de turmas do ensino superior, considera-se que a relevância maior foi a experiência prática didática para a autora (acadêmica), obtendo êxito no trabalho proposto e podendo visualizar a empolgação dos colegas na atividade com materiais manipulativos nas aulas, pois muitos relataram que nunca haviam tido aulas assim."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8837_TB3136_16102024135311.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICÓLI VICENTE COELHO"
    "autor_nome_curto" => "Nicóli Coelho"
    "autor_email" => "nicolivicente0@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111102
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3136
    "inscrito_id" => 8837
    "titulo" => "ÁREA DE FIGURAS PLANAS - TRABALHANDO COM DOBRADURAS"
    "resumo" => "O trabalho descreve o relato de experiência de uma oficina, que iniciou em uma das atividades da disciplina de Práticas de Ensino de Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Avançado Sombrio. Esta oficina foi aplicada com os acadêmicos das turmas do 1º e 5º semestre do curso, a qual teve como linha metodológica norteadora, material manipulativo. Por meio de dobraduras, vários conceitos matemáticos foram sendo explorados durante a construção, buscando em conjunto com aula expositiva e dialogada, consolidar de maneira significativa a área do retângulo e do quadrado. Destaca-se que realizando-se todas as etapas das dobraduras, ao final formar-se-á um objeto tridimensional, miniatura de uma casa. Nesse contexto, a oficina teve como objetivo explorar visualmente algumas formas geométricas que se formava, estimulando a imaginação e a concepção visual dentre outros entes geométricos, para no final, definir a relação matemática e o conceitual de área do quadrado e do retângulo. Pode-se dizer que a execução da oficina foi positiva, alcançando o objetivo, havendo consolidação do conteúdo trabalhado. Entretanto, por se tratar de turmas do ensino superior, considera-se que a relevância maior foi a experiência prática didática para a autora (acadêmica), obtendo êxito no trabalho proposto e podendo visualizar a empolgação dos colegas na atividade com materiais manipulativos nas aulas, pois muitos relataram que nunca haviam tido aulas assim."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8837_TB3136_16102024135311.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICÓLI VICENTE COELHO"
    "autor_nome_curto" => "Nicóli Coelho"
    "autor_email" => "nicolivicente0@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho descreve o relato de experiência de uma oficina, que iniciou em uma das atividades da disciplina de Práticas de Ensino de Matemática na Educação Básica, do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Avançado Sombrio. Esta oficina foi aplicada com os acadêmicos das turmas do 1º e 5º semestre do curso, a qual teve como linha metodológica norteadora, material manipulativo. Por meio de dobraduras, vários conceitos matemáticos foram sendo explorados durante a construção, buscando em conjunto com aula expositiva e dialogada, consolidar de maneira significativa a área do retângulo e do quadrado. Destaca-se que realizando-se todas as etapas das dobraduras, ao final formar-se-á um objeto tridimensional, miniatura de uma casa. Nesse contexto, a oficina teve como objetivo explorar visualmente algumas formas geométricas que se formava, estimulando a imaginação e a concepção visual dentre outros entes geométricos, para no final, definir a relação matemática e o conceitual de área do quadrado e do retângulo. Pode-se dizer que a execução da oficina foi positiva, alcançando o objetivo, havendo consolidação do conteúdo trabalhado. Entretanto, por se tratar de turmas do ensino superior, considera-se que a relevância maior foi a experiência prática didática para a autora (acadêmica), obtendo êxito no trabalho proposto e podendo visualizar a empolgação dos colegas na atividade com materiais manipulativos nas aulas, pois muitos relataram que nunca haviam tido aulas assim.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.