O processo de alfabetização envolve uma série de etapas para que aconteça de forma a atender às necessidades dos educandos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese de todas as ações desenvolvidas com uma turma de jovens e adultos a partir da exibição e exploração de filmes no processo de alfabetização. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas semiestruturadas com alguns estudantes deste curso em uma escola estadual de Juazeiro do Norte. Foram utilizados dois filmes como base para as atividades desenvolvidas: “João e Maria”, com duração de uma hora, vinte e cinco minutos e trinta e três segundos, versão “Hensel and Greatel”, a Golan - Globus produccion; e “Lion – Uma jornada para casa”, com duração de uma hora, cinquenta e oito minutos e trinta e dois segundos, versão Dop Studius. As atividades foram realizadas durante as aulas de Linguagens e Códigos e iniciavam com a escolha do filme a partir do que estava sendo trabalhado em sala, seguida da exibição do filme, discussão dos temas abordados no filme em rodas de conversas e por último as atividades escritas, perfazendo um total de vinte aulas de cinquenta minutos, intercaladas durante o primeiro e o segundo períodos de dois mil e vinte quatro.