É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas.