IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112745 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5511 "inscrito_id" => 14724 "titulo" => "IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14724_TB5511_27102024224315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA TINOCO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catpaula8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112745 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5511 "inscrito_id" => 14724 "titulo" => "IMPACTOS DO USO EXCESSIVO DE CELULAR EM SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "É fato que a tecnologia digital está totalmente integrada ao processo educativo. Motivo de reflexões nem sempre favoráveis entre educadores, o uso de celulares na sala de aula vem gerando preocupações entre especialistas, como o sociólogo Zygmunt Bauman, ou seja, o que estava restrito ao âmbito da educação já é alvo de análise de vários especialistas em diversas áreas de conhecimento, principalmente em relação à formação integral de jovens. Nesse sentido, desenvolveu- se um projeto interdisciplinar de Matemática e Língua portuguesa, com o objetivo de aprofundar percepções e reflexões sobre esse fazer educativo, cujo exercício passou a ser um desafio que transborda na seguinte questão: o uso excessivo de celulares na sala de aula está cumprindo o seu papel educativo? Em sua primeira fase, propôs-se aos alunos do Ensino médio do Polo Educacional SESC a aplicação de conceitos de estatística e probabilidade em situações reais. O trabalho foi concebido para fomentar a autonomia e a colaboração entre os estudantes, que foram organizados em grupos para coletar, analisar e comunicar dados por meio de relatórios e gráficos estatísticos. Assim, a pesquisa iniciou-se a partir do tema: O uso de celulares em sala de aula. Construiu-se um formulário com perguntas que foram respondidas por 405 alunos, correspondendo aproximadamente a 80% do corpo discente. Após coleta e análise dos dados, deu-se a elaboração de relatórios de impressões e geração de gráficos estatísticos. Uma vez concluída essa primeira etapa, os gráficos foram submetidos à apreciação dos alunos, na disciplina de Aprofundamento em Língua Portuguesa. O objetivo foi desenvolver as habilidades de leitura de dados e gráficos estatísticos, aprofundar criticamente o tema em estudo e construir repertório necessário às várias demandas de produção textual, principalmente com foco na argumentação. Para o aprofundamento dessa leitura, utilizaram-se vários autores, a fim de buscar novas perspectivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14724_TB5511_27102024224315.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA TINOCO DE PAULA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catpaula8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }