O DEBATE ENTRE LOCAL E GLOBAL NO PROJETO DA EDUCAÇÃO CABANA (BELÉM 1997-2004)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110723 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2602 "inscrito_id" => 7089 "titulo" => "O DEBATE ENTRE LOCAL E GLOBAL NO PROJETO DA EDUCAÇÃO CABANA (BELÉM 1997-2004)" "resumo" => "O olhar sobre a educação requer cuidado e atenção a seus componentes curriculares e na formação dos professores. No entanto, ambos estão arraigados a uma estrutura globalizante na qual os currículos escolares se prendem a modelos e padrões de pensamento colonalizantes. Para problematizar essa questão o presente trabalho tem como objetivo trazer à tona o debate sobre a construção dos espaços geográficos e identidades a partir da interferência colonial e de que forma as interpretações pós-colonialistas permitem outras perspectivas de análises para realidades até então pouco exploradas. O objeto de estudo é a Escola Cabana organizada em Belém do Pará durante 1997 e 2004. Esta experiência trouxe para o debate e a ação prática um novo modo de pensar a educação, a partir da participação popular. Neste período, o governo local propôs olhar atento para a região amazônica direcionando a cultura local para a escola em detrimento de uma política globalizante e hegemônica na educação. No Projeto Político Pedagógico da Escola Cabana estavam articulados três eixos de confluência: discurso social, educação e desenvolvimento cultural da população local. A Cabanagem, ocorrida no século XIX, foi, durante anos, interpretada como exemplo de desordem, causando instabilidade ao sistema. Mas o movimento deixou forte marca na cultura local como exemplo de luta popular por cidadania na qual o expoente central foi uma população excluída dos centros de decisões. O projeto Escola cabana apresentava a sociedade paraense recapitular a experiência cabana conferindo outra ressignificação à função social da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7089_TB2602_27102024212852.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.csantos@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110723 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2602 "inscrito_id" => 7089 "titulo" => "O DEBATE ENTRE LOCAL E GLOBAL NO PROJETO DA EDUCAÇÃO CABANA (BELÉM 1997-2004)" "resumo" => "O olhar sobre a educação requer cuidado e atenção a seus componentes curriculares e na formação dos professores. No entanto, ambos estão arraigados a uma estrutura globalizante na qual os currículos escolares se prendem a modelos e padrões de pensamento colonalizantes. Para problematizar essa questão o presente trabalho tem como objetivo trazer à tona o debate sobre a construção dos espaços geográficos e identidades a partir da interferência colonial e de que forma as interpretações pós-colonialistas permitem outras perspectivas de análises para realidades até então pouco exploradas. O objeto de estudo é a Escola Cabana organizada em Belém do Pará durante 1997 e 2004. Esta experiência trouxe para o debate e a ação prática um novo modo de pensar a educação, a partir da participação popular. Neste período, o governo local propôs olhar atento para a região amazônica direcionando a cultura local para a escola em detrimento de uma política globalizante e hegemônica na educação. No Projeto Político Pedagógico da Escola Cabana estavam articulados três eixos de confluência: discurso social, educação e desenvolvimento cultural da população local. A Cabanagem, ocorrida no século XIX, foi, durante anos, interpretada como exemplo de desordem, causando instabilidade ao sistema. Mas o movimento deixou forte marca na cultura local como exemplo de luta popular por cidadania na qual o expoente central foi uma população excluída dos centros de decisões. O projeto Escola cabana apresentava a sociedade paraense recapitular a experiência cabana conferindo outra ressignificação à função social da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7089_TB2602_27102024212852.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandra.csantos@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }