Este trabalho tem como objetivo investigar a implementação da educação das relações étnico-raciais no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) a partir das políticas de ações afirmativas. A pesquisa explora a trajetória histórica da educação para a educação das relações étnico-raciais no Brasil, destacando lutas populares e a influência do Movimento Negro. A metodologia baseia-se em pesquisa exploratória, que busca familiarizar-se com o problema e formula hipóteses visando uma compreensão do tema. A coleta de dados se deu a partir de levantamento bibliográfico, a aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada realizada com os estudantes. Os resultados revelaram que o curso de Pedagogia da UFPA possui ações voltadas para essas políticas, como disciplinas eletivas e eventos, porém, há falta de integração com os demais componentes curriculares do curso. As ações implementadas no curso são limitadas e dependem da sensibilidade individual de docentes e não de uma política institucional. Existe uma lacuna entre as diretrizes das políticas públicas e sua aplicação na prática pedagógica. Conclui-se que é necessária uma revisão do Projeto Político Pedagógico (PPC) incorporando normativas legais e a formação contínua dos estudantes para uma abordagem interdisciplinar das relações étnico-raciais no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA).