Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROMOVER A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110101
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 6977
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROMOVER A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "No cenário atual que permeiam a educação, o uso de metodologias alternativas tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na sala de aula, no entanto, as mudanças no ensino tradicional tem avançado significativamente, colocando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e despertando nos estudantes o interesse e a curiosidade pelos processos fundamentais da vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar evidências do uso de recursos metodológicos que promoveram a construção do conhecimento científico sobre o ensino de ciências, apresentar algumas considerações acerca da utilização das metodologias alternativas na visão dos professores para os alunos do Ensino Fundamental acerca do trabalho realizado na sala de aula pela escola pública no ensino de Ciências. Caracterizada como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida por meio de questionários estruturado aplicado aos professores da área de ciências da natureza na rede municipal em Iguatu Ceará. Ao final espera-se corroborar a eficiência das aulas diferenciadas, do recurso lúdico para intermediar os conteúdos de ciências e quais as metodologias mais utilizadas têm sido trabalhadas, afim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento científico, garantir a sua aprendizagem significativa de forma simples e satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6977_TB1750_10102024195752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIRA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIRA"
    "autor_email" => "valdeniracarlos88@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110101
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 6977
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA PROMOVER A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "No cenário atual que permeiam a educação, o uso de metodologias alternativas tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na sala de aula, no entanto, as mudanças no ensino tradicional tem avançado significativamente, colocando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e despertando nos estudantes o interesse e a curiosidade pelos processos fundamentais da vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar evidências do uso de recursos metodológicos que promoveram a construção do conhecimento científico sobre o ensino de ciências, apresentar algumas considerações acerca da utilização das metodologias alternativas na visão dos professores para os alunos do Ensino Fundamental acerca do trabalho realizado na sala de aula pela escola pública no ensino de Ciências. Caracterizada como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida por meio de questionários estruturado aplicado aos professores da área de ciências da natureza na rede municipal em Iguatu Ceará. Ao final espera-se corroborar a eficiência das aulas diferenciadas, do recurso lúdico para intermediar os conteúdos de ciências e quais as metodologias mais utilizadas têm sido trabalhadas, afim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento científico, garantir a sua aprendizagem significativa de forma simples e satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6977_TB1750_10102024195752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDENIRA CARLOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALDENIRA"
    "autor_email" => "valdeniracarlos88@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No cenário atual que permeiam a educação, o uso de metodologias alternativas tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na sala de aula, no entanto, as mudanças no ensino tradicional tem avançado significativamente, colocando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e despertando nos estudantes o interesse e a curiosidade pelos processos fundamentais da vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar evidências do uso de recursos metodológicos que promoveram a construção do conhecimento científico sobre o ensino de ciências, apresentar algumas considerações acerca da utilização das metodologias alternativas na visão dos professores para os alunos do Ensino Fundamental acerca do trabalho realizado na sala de aula pela escola pública no ensino de Ciências. Caracterizada como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida por meio de questionários estruturado aplicado aos professores da área de ciências da natureza na rede municipal em Iguatu Ceará. Ao final espera-se corroborar a eficiência das aulas diferenciadas, do recurso lúdico para intermediar os conteúdos de ciências e quais as metodologias mais utilizadas têm sido trabalhadas, afim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento científico, garantir a sua aprendizagem significativa de forma simples e satisfatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.