No cenário atual que permeiam a educação, o uso de metodologias alternativas tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na sala de aula, no entanto, as mudanças no ensino tradicional tem avançado significativamente, colocando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e despertando nos estudantes o interesse e a curiosidade pelos processos fundamentais da vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar evidências do uso de recursos metodológicos que promoveram a construção do conhecimento científico sobre o ensino de ciências, apresentar algumas considerações acerca da utilização das metodologias alternativas na visão dos professores para os alunos do Ensino Fundamental acerca do trabalho realizado na sala de aula pela escola pública no ensino de Ciências. Caracterizada como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, foi desenvolvida por meio de questionários estruturado aplicado aos professores da área de ciências da natureza na rede municipal em Iguatu Ceará. Ao final espera-se corroborar a eficiência das aulas diferenciadas, do recurso lúdico para intermediar os conteúdos de ciências e quais as metodologias mais utilizadas têm sido trabalhadas, afim de possibilitar ao aluno a construção do conhecimento científico, garantir a sua aprendizagem significativa de forma simples e satisfatória.