Este estudo investiga o fenômeno do hiperfoco na aprendizagem de estudantes atípicos, com ênfase na análise teórica e prática. Trata-se de um estudo parte da pesquisa de mestrado que se encontra em andamento. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica em diversas bases de dados sendo realizada uma busca sistemática utilizando termos relevantes, tais como "hiperfoco", "autismo", "inclusão educacional". Os artigos selecionados foram analisados e sintetizados, destacando aspectos relevantes para compreender o hiperfoco na educação, especialmente no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na pesquisa de campo o foco está na prática desenvolvida na educação básica na qual o hiperfoco é tomado como mediador da aprendizagem, interação a atividade do estudante, sendo impulsionado sobretudo, o envolvimento com a tarefa e a concentração intensa de um aluno atípico. Esse estudo evidenciou que o hiperfoco tem potencial de impulsionar as aprendizagens quando utilizado como estratégia pedagógica, além de substanciar a práticas inclusivas em sala de aula regular. Tanto nos estudos teóricos, embora poucas pesquisas com esse enfoque, quanto no campo foi observado que o trabalho pedagógico com a mediação do hiperfoco ressalta experiências positivas evidenciado o potencial dos estudantes bem como, desta abordagem no aprimoramento do ensino inclusivo na sala de aula regular. Os achados iniciais, indicam a necessidade de explorar o hiperfoco do aluno com TEA como mediador no processo de ensino e aprendizagem de crianças atípicas sendo imprescindível a colaboração entre os professores regente e do AEE.