A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110528 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2347 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo traz o resultado de uma aplicação teórica do livro “Se penso, falo, escrevo, leio e logo ressignifico”, em que a autora elabora e executa uma formação com os professores da educação infantil da rede pública de ensino em São Gonçalo do Amarante-RN, cuja pesquisa-ação tem o objetivo de aferir a teoria do grafismo realista de Luquet apud Silva(2021), na metodologia interdisciplinar com método dialógico. E apesar de termos uma obra de referência da pesquisa-ação, dialogamos com Fonseca(2015), Freire (2008), Castro e Carvalho(2001), Campos et al.(2021), entre outros. A mediatização vivida nessa formação continuada, se justifica pela necessidade do protagonismo profissional e a conscientização do papel do professor nas salas de educação infantil em nosso município, além de trazer uma nova forma de conceber a leitura e a escrita na primeira infância, através da evolução do desenho realista que promove uma ressignificação do fazer pedagógico na primeira infância. O desenvolvimento metacognitivo foram vistos não somente na criança pequena, mas também na construção protagonista do professor que passa a reconhecer que uma prática dialógica impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem da criança pequena de forma prazerosa e significativa, capaz de relacionar teoria e prática, sendo resultado de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1053_TB2347_27102024191044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA VIEGAS" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110528 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2347 "inscrito_id" => 1053 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo traz o resultado de uma aplicação teórica do livro “Se penso, falo, escrevo, leio e logo ressignifico”, em que a autora elabora e executa uma formação com os professores da educação infantil da rede pública de ensino em São Gonçalo do Amarante-RN, cuja pesquisa-ação tem o objetivo de aferir a teoria do grafismo realista de Luquet apud Silva(2021), na metodologia interdisciplinar com método dialógico. E apesar de termos uma obra de referência da pesquisa-ação, dialogamos com Fonseca(2015), Freire (2008), Castro e Carvalho(2001), Campos et al.(2021), entre outros. A mediatização vivida nessa formação continuada, se justifica pela necessidade do protagonismo profissional e a conscientização do papel do professor nas salas de educação infantil em nosso município, além de trazer uma nova forma de conceber a leitura e a escrita na primeira infância, através da evolução do desenho realista que promove uma ressignificação do fazer pedagógico na primeira infância. O desenvolvimento metacognitivo foram vistos não somente na criança pequena, mas também na construção protagonista do professor que passa a reconhecer que uma prática dialógica impulsiona o desenvolvimento e a aprendizagem da criança pequena de forma prazerosa e significativa, capaz de relacionar teoria e prática, sendo resultado de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1053_TB2347_27102024191044.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA VIEGAS" "autor_email" => "patriciacvps@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }