Em nossa contemporaneidade é notória a maior interação entre os indivíduos, principalmente os juvenis, com os recursos midiáticos e tecnológicos. Entretanto, há os riscos dos limbos cibernéticos que carregam inverdades como as Fake News, que espalham informações atrativas e superficiais aos usuários de forma rápida. A mídia tem tido importância significativa na percepção humana e influenciado na sua formação crítica, filtragem de informações que quando feita de forma errônea acaba por gerar déficit devido ao bombardeio de conteúdo que ocorre na atualidade. Consoante, a BNCC descreve habilidades direcionadas ao tratamento adequado das informações, recomendando formas de agregar tais recursos ao diário escolar. Assim sendo, o ensino de Paleontologia tem a capacidade de auxiliar no processo de conscientização no tratamento de informações, principalmente científicas, uma vez que tal área do conhecimento por vezes é mal compreendida pelos estudantes, negligenciada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e desconsiderada por livros didáticos e alguns docentes. Por isso, fora construído um método de Sequência Didática Investigativa (SDI) através do ensino investigativo e construtivista onde parte da SDI possui experimento com utilização de gesso e itens “fossilizáveis” para simular a formação fóssil e bacia sedimentar. Toda a dinâmica começa introdutoriamente em sala de aula com questões que instigam o pensamento e que insere o discente como protagonista do seu próprio processo pedagógico, seguido por experimentos e discussões complementares de forma adjunta à aula de acordo com o currículo escolar. Outrossim, é sugerida a criação de um “sítio paleontológico” na unidade escolar para que a cada ano os estudantes possam desempenhar papel semelhante ao paleontólogo e observar na prática como funciona a descoberta de fósseis. Por conseguinte, a paleontologia não acrescenta apenas o processo de lecionação curricular, mas auxilia a desconstrução do relativismo e comportamento anticiência que impacta a eficácia e compreensão do ensino de ciências.