O presente estudo investiga a concepção e os desafios enfrentados pelos professores da educação básica na região do Vale do São Francisco, em sua formação continuada, com foco na compreensão e nas implicações que a mesma pode trazer para a prática desses profissionais. Considerada como essencial nas discurssões sobre o desenvolvimento profissional docente, a formação continuada dos educadores é um direito e um dever previsto pela lei Nº 9393, de 1996. A educação continuada também é definida como algo que englobaria as atividades de ensino após o curso de graduação com finalidades mais restritas de atualização, aquisição de novas informações, com atividades de duração definida e através de metodologias tradicionais. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa realizamos, além de análisebibliográfica e documental, a aplicação de um questionário aos professores que atuam na rede pública do ensino básico, nos municípios de petrolina - PE e Juazeiro - Ba. Os resultados apontaram uma frágil concepção de formação continuada por parte dos educadores envolvidos na investigação e a ausência de ações institucionais que garantam um trabalho mais coerente, crítico e coletivo em ambos os municípios campo de investigação. Evidenciamos ainda, a necessidade de aprofundamento das políticas que versam sobre a formação como condição essencial para a transformação da escola, da realidade docente e, acima de tudo, da educação como questão emancipadora das desigualdades sociais.