LINGUAGEM, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113336 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6380 "inscrito_id" => 16591 "titulo" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃ" "resumo" => "O presente trabalho explora os conceitos fundamentais de linguagem, letramento e alfabetização, destacando suas interrelações e implicações para a prática educativa. A linguagem é abordada como um sistema complexo de comunicação, essencial para a construção do conhecimento e das relações sociais, com base nas teorias de Vygotsky (1987). O letramento é discutido como um processo que vai além da mera decodificação de símbolos, envolvendo a compreensão e a produção de textos em contextos sociais específicos, conforme a visão de Brian Street (1984). A alfabetização, por sua vez, é apresentada como a etapa inicial do letramento, focada na aquisição das habilidades básicas de leitura e escrita, segundo a perspectiva de Magda Soares (2003). Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, são analisadas as implicações desses conceitos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, que promovam um aprendizado significativo e contextualizado. A pesquisa bibliográfica possibilitou uma análise aprofundada das teorias e práticas associadas a esses conceitos, proporcionando uma compreensão abrangente das inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização. Foram selecionados e analisados textos fundamentais de autores renomados, cujas contribuições teóricas forneceram uma base sólida para a compreensão das práticas educativas voltadas ao desenvolvimento dessas competências. Ao final, são destacadas as implicações dessas teorias para a elaboração de práticas pedagógicas que considerem a diversidade linguística e cultural dos alunos, promovendo a leitura crítica e a produção de textos variados. Compreender as inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização é essencial para a criação de ambientes de aprendizagem que preparem os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma ativa e crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16591_TB6380_28102024143223.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113336 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6380 "inscrito_id" => 16591 "titulo" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: FUNDAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃ" "resumo" => "O presente trabalho explora os conceitos fundamentais de linguagem, letramento e alfabetização, destacando suas interrelações e implicações para a prática educativa. A linguagem é abordada como um sistema complexo de comunicação, essencial para a construção do conhecimento e das relações sociais, com base nas teorias de Vygotsky (1987). O letramento é discutido como um processo que vai além da mera decodificação de símbolos, envolvendo a compreensão e a produção de textos em contextos sociais específicos, conforme a visão de Brian Street (1984). A alfabetização, por sua vez, é apresentada como a etapa inicial do letramento, focada na aquisição das habilidades básicas de leitura e escrita, segundo a perspectiva de Magda Soares (2003). Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, são analisadas as implicações desses conceitos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, que promovam um aprendizado significativo e contextualizado. A pesquisa bibliográfica possibilitou uma análise aprofundada das teorias e práticas associadas a esses conceitos, proporcionando uma compreensão abrangente das inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização. Foram selecionados e analisados textos fundamentais de autores renomados, cujas contribuições teóricas forneceram uma base sólida para a compreensão das práticas educativas voltadas ao desenvolvimento dessas competências. Ao final, são destacadas as implicações dessas teorias para a elaboração de práticas pedagógicas que considerem a diversidade linguística e cultural dos alunos, promovendo a leitura crítica e a produção de textos variados. Compreender as inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização é essencial para a criação de ambientes de aprendizagem que preparem os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma ativa e crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16591_TB6380_28102024143223.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }