Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109518
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 7169
    "titulo" => "OS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EJA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga os pressupostos dos letramentos na elaboração de atividades de leitura e escrita em inglês para uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Imperatriz, Maranhão. Esta pesquisa integrou um projeto de pesquisa e iniciação científica, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMASUL (PIBIC/UEMASUL), com o objetivo de valorizar e aprimorar o ensino e a aprendizagem de inglês no Ensino Médio da EJA. Além disso, visou compreender o impacto do perfil dos alunos na seleção de conteúdos de inglês e na formulação de políticas para essa modalidade educacional. A pesquisa também investigou que tipos de atividades de leitura e escrita em inglês podem envolver os alunos em diferentes práticas sociais letradas, seguindo uma abordagem sociocultural e crítica. Para a construção dos dados foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita em inglês, fundamentadas nos princípios da Teoria Sociocultural, na perspectiva social e crítica e do Letramento Crítico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos e a professora, bem como por meio de observações das aulas e de uma pesquisa de campo conduzida em uma escola da EJA da rede pública. Os resultados indicaram que ao colocar os alunos no centro do processo de ensino, contextualizando o conteúdo conforme suas experiências, aumenta-se a compreensão e a confiança no aprendizado por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7169_TB906_29022024162847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA LISE BRUNO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA LISE"
    "autor_email" => "proflauralise@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109518
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 906
    "inscrito_id" => 7169
    "titulo" => "OS PRESSUPOSTOS DOS LETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EJA"
    "resumo" => "O presente estudo investiga os pressupostos dos letramentos na elaboração de atividades de leitura e escrita em inglês para uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Imperatriz, Maranhão. Esta pesquisa integrou um projeto de pesquisa e iniciação científica, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMASUL (PIBIC/UEMASUL), com o objetivo de valorizar e aprimorar o ensino e a aprendizagem de inglês no Ensino Médio da EJA. Além disso, visou compreender o impacto do perfil dos alunos na seleção de conteúdos de inglês e na formulação de políticas para essa modalidade educacional. A pesquisa também investigou que tipos de atividades de leitura e escrita em inglês podem envolver os alunos em diferentes práticas sociais letradas, seguindo uma abordagem sociocultural e crítica. Para a construção dos dados foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita em inglês, fundamentadas nos princípios da Teoria Sociocultural, na perspectiva social e crítica e do Letramento Crítico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos e a professora, bem como por meio de observações das aulas e de uma pesquisa de campo conduzida em uma escola da EJA da rede pública. Os resultados indicaram que ao colocar os alunos no centro do processo de ensino, contextualizando o conteúdo conforme suas experiências, aumenta-se a compreensão e a confiança no aprendizado por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7169_TB906_29022024162847.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA LISE BRUNO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA LISE"
    "autor_email" => "proflauralise@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo investiga os pressupostos dos letramentos na elaboração de atividades de leitura e escrita em inglês para uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Imperatriz, Maranhão. Esta pesquisa integrou um projeto de pesquisa e iniciação científica, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMASUL (PIBIC/UEMASUL), com o objetivo de valorizar e aprimorar o ensino e a aprendizagem de inglês no Ensino Médio da EJA. Além disso, visou compreender o impacto do perfil dos alunos na seleção de conteúdos de inglês e na formulação de políticas para essa modalidade educacional. A pesquisa também investigou que tipos de atividades de leitura e escrita em inglês podem envolver os alunos em diferentes práticas sociais letradas, seguindo uma abordagem sociocultural e crítica. Para a construção dos dados foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita em inglês, fundamentadas nos princípios da Teoria Sociocultural, na perspectiva social e crítica e do Letramento Crítico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos e a professora, bem como por meio de observações das aulas e de uma pesquisa de campo conduzida em uma escola da EJA da rede pública. Os resultados indicaram que ao colocar os alunos no centro do processo de ensino, contextualizando o conteúdo conforme suas experiências, aumenta-se a compreensão e a confiança no aprendizado por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.