O presente estudo investiga os pressupostos dos letramentos na elaboração de atividades de leitura e escrita em inglês para uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Imperatriz, Maranhão. Esta pesquisa integrou um projeto de pesquisa e iniciação científica, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UEMASUL (PIBIC/UEMASUL), com o objetivo de valorizar e aprimorar o ensino e a aprendizagem de inglês no Ensino Médio da EJA. Além disso, visou compreender o impacto do perfil dos alunos na seleção de conteúdos de inglês e na formulação de políticas para essa modalidade educacional. A pesquisa também investigou que tipos de atividades de leitura e escrita em inglês podem envolver os alunos em diferentes práticas sociais letradas, seguindo uma abordagem sociocultural e crítica. Para a construção dos dados foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita em inglês, fundamentadas nos princípios da Teoria Sociocultural, na perspectiva social e crítica e do Letramento Crítico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com alunos e a professora, bem como por meio de observações das aulas e de uma pesquisa de campo conduzida em uma escola da EJA da rede pública. Os resultados indicaram que ao colocar os alunos no centro do processo de ensino, contextualizando o conteúdo conforme suas experiências, aumenta-se a compreensão e a confiança no aprendizado por parte dos alunos.