O presente trabalho dialoga com as metodologias ativas, com foco na Aprendizagem baseada em Projetos. Aplicados aos alunos dos 1º anos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, com o título: O Espetáculo da Ciência: A seca de 1877, que foi uma sucessão de eventos climáticos combinados gerando uma seca sem precedentes no nordeste brasileiro. A priori muitos alunos possuíam dificuldades na compreensão desse fato histórico. Desse modo, durante as aulas dos Projetos Integradores de Ciências Humanas, surge a necessidade de novas abordagens metodológicas. A pesquisa iniciou com os 45 alunos da turma de 1º ano. De inicial, foi ministrado o conteúdo em sala de aula e na oportunidade foi repassado aos alunos as etapas do projeto, em seguida eles foram divididos em grupos e orientados a realizar leituras de obras literárias tais como Vidas Secas do Graciliano Ramos. Posteriormente, os alunos realizaram sete encontros nos horários de estudo para a organização da peça teatral, no qual foram utilizados efeitos visuais, tecnológicos, sonoro, com a finalidade de apresentar as demais turmas da escola. A apresentação foi realizada no sábado, em que a seca de 1877, foi retratada em que foi frisado: as questões sociais, falta de políticas públicas por parte do Governo para os flagelados, a história dos retirantes que migraram rumo a Fortaleza e eram colocados em campos de concentração. A apresentação foi finalizada com um musical, suplica cearense representando a cultura e resistência nordestina. Á partir do presente trabalho conclui-se, que o presente estudo foi eficiente na elaboração da estratégia de ensino aprendizagem uma vez que se notou resultados avaliativos positivos.