RESUMO O artigo aborda sobre aspectos históricos e conceptuais sobre: O Currículo e o Eurocentrismo: Questões Reflexivas de um Processo de Captura das Infâncias Em Moçambique: Resistências e Sublevações; Trata-se de revisão bibliográfica sobre a infância e adolescência como o problema que determina a concepção metodológica e de invenção epistemológicas sobre e para as pessoas pequenas. O eurocentrismo tem sido um problema de caráter estrutural, cuja as consequências se observam em todos os campos do conhecimento humano e de organização tanto social e cultural. O fim da Idade Média e o nascimento da modernidade na Europa; trouxe consigo a ideia da escola e com ela atrelada as discussões sobre a infância e adolescência. Sempre ela foi vista como problemas; entretanto, a escola podia ser único meio de integração na sociedade de adultos. Em África e Moçambique em particular, a modernidade através da escola teve sua penetração através da igreja sendo está também um instrumento de colonização. Portanto, as escolas das missões; escolas rudimentares e conventos; foram esses espaços escolhidos para implementação de metodologias de repreensão e disciplina. A mesma escola no período pós-independência foi usada para a formação de uma sociedade nova o que significaria também a formação de homem novo. Entretanto, esse processo foi acompanhado pela invenção de epistemologias carregadas de ideologias; uma preparação para a produção de alimentos e de práticas de exercícios de educação física.