Este artigo faz uma investigação sobre o uso do dinheiro pelos estudantes do ensino médio, de um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança – Pé-de-Meia, implementado pelo governo federal no ano de 2024. Os participantes dessa pesquisa são estudantes do ensino médio de uma escola de tempo integral na cidade de Pedro II - PI no primeiro semestre de 2024. Como objetivo deste trabalho temos o de investigar a percepção dos estudantes para a influência do recurso para sua vida estudantil e pessoal, bem como fazer o comparativo do uso do recurso pelos estudantes da 1ª série, que possuem em sua grade curricular a disciplina educação financeira, e os demais alunos da 2ª e 3ª série que não possuem essa disciplina no seu currículo. Além disso, temos o intuito de reconhecer o perfil econômico e social dos estudantes da instituição pesquisada. A metodologia desta pesquisa quali-quantitativa deu-se través da coleta de dados através de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas para conhecer o uso do recurso. Como resultados parciais temos como evidências as diferentes maneiras de os jovens estudantes perceberem o recurso para sua vida pessoal e profissional futura, pois através das ações financeiras oportunizadas pelo recurso vão além do incentivo a permanência na escola e finalização dos estudos na educação básica como também possíveis investimentos ou endividamentos pelos estudantes e suas famílias.