PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109282 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 6838 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES" "resumo" => "Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6838_TB592_30092024085344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ ALVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEATRIZ" "autor_email" => "fafah.beatriz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109282 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 592 "inscrito_id" => 6838 "titulo" => "PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO EXPRESSA EM DISSERTAÇÕES E TESES" "resumo" => "Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6838_TB592_30092024085344.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ ALVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEATRIZ" "autor_email" => "fafah.beatriz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }