Baseando-se nos fundamentos do Mapeamento Teórico de Maria Salett Biembengut, o presente trabalho tem por objetivo principal compreender e analisar quais temáticas estão sendo abordadas em dissertações e teses sobre o Pensamento Computacional e a Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi realizada na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando o recurso de busca avançada, sendo considerados os trabalhos publicados até o ano de 2023. A investigação abrangeu os descritores Pensamento Computacional, Matemática e Educação Básica em todos os campos das produções mapeadas. Inicialmente, foram identificados 46 trabalhos, organizados em um banco de dados. Após a exclusão de documentos repetidos e aqueles que não possuíam acesso autorizado, obteve-se 36 trabalhos, dos quais cinco eram teses e 31 eram dissertações. A análise dos documentos do banco de dados revelou uma recorrência significativa na utilização de plataformas digitais para encorajar os estudantes na resolução de problemas matemáticos. Dentre essas plataformas, o “Scratch” se destaca, introduzindo a programação e o raciocínio lógico de maneira descontraída e divertida na vida dos estudantes, por meio da criação de jogos. Os resultados sugerem uma tendência na pesquisa acadêmica envolvendo o Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica, destacando a relevância das abordagens digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática.