PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109740 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 2444 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO" "resumo" => "Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2444_TB1213_27102024213730.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA CRISTINA GOMES DE MELO VIOL" "autor_nome_curto" => "Giovanna Viol" "autor_email" => "giovanna@grupopremere.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109740 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1213 "inscrito_id" => 2444 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O PRÓXIMO DECÊNIO" "resumo" => "Muito se tem debatido sobre as perspectivas e os caminhos que podem guiar a educação de forma a dialogar com as novas gerações e as demandas do século XXI. Diante de tantos contrastes, diversidades e necessidades tão abrangentes e tão ímpares ao mesmo tempo, muitas indagações e dúvidas sobre o direcionamento da educação são colocadas em pauta, impulsionando olhares e reflexões sobre todo o percurso educativo e, principalmente, acerca do pensar e do fazer pedagógico. Em meio às mais variadas propostas, permeadas de soluções por vezes milagrosas, uma coisa é certa e palpável: metodologias mais ativas, que levam em conta o desenvolvimento de habilidades e competências, o fortalecimento do protagonismo e da autonomia, a contextualização dos saberes e o fomento à curiosidade têm se mostrado extremamente eficientes no encaminhamento de práticas significativas que ampliam e fortalecem o conhecimento. A metodologia é a sistematização do percurso de aprendizagem, por meio da qual se estabelece como serão encaminhadas as ações para potencializar o processo de construção do conhecimento. E é a partir dela que os docentes, sujeitos à frente do processo educativo, contribuem para que os objetivos da educação sejam alcançados. Diante disso e com o intuito de contribuir com a formação desses profissionais, o presente trabalho traz, além de reflexões importantes de estudiosos da educação acerca das pluralidades metodológicas, instrumentos e recursos que podem ser facilmente inseridos no dia a dia da escola e da práxis pedagógica. Por meio de ferramentas práticas e dinâmicas, já utilizadas, ressignificadas e elaboradas a partir da vivência educativa do Método Premere, projetado e desenvolvido dentro do Colégio Premere, o objetivo é trocar experiências e munir os docentes com um arcabouço de possibilidades que contribuam para a educação no próximo decênio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2444_TB1213_27102024213730.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA CRISTINA GOMES DE MELO VIOL" "autor_nome_curto" => "Giovanna Viol" "autor_email" => "giovanna@grupopremere.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }