A leitura e escrita interativa através dos gêneros textuais, envolve o leitor ao texto. Além disso, é um processo construtivo porque o leitor constrói o significado do texto com base em seu conhecimento linguístico e conhecimento prévio de mundo. Em se tratando da PRODUÇÃO DE TEXTO, é importante destacar sua importância e as funções que assume quando vista de uma perspectiva social, isto é, mediante as práticas que ocorrem em sociedade. Desse modo, os alunos devem dominá-la, pois, além de ser um modo de inserção social, é, também, critério de aprendizagem para o processo de formação. A prática da produção de texto favorece o desenvolvimento crítico do aluno, que passa a refletir sobre temas relevantes e a expor seus raciocínios de forma ordenada. Mesmo parecendo simples, muitos alunos apresentam dificuldades para estruturar corretamente o texto e, portanto, não conseguem desenvolvê-lo. Contudo, o ato de escrever é fator fundamental no processo de ensino aprendizagem e as diferentes habilidades e competências precisam ser trabalhadas com o objetivo de desenvolver o senso crítico, promover o debate e incentivar a construção de diferentes textos com os mais variados temas.