A pesquisa tem por objetivo analisar como a educação ambiental dialógica pode auxiliar no pensar crítico dos estudantes frente às Mudanças Climáticas, no ensino de Química, sob a perspectiva dos estudos de Paulo Freire. Quanto aos princípios metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com caráter descritivo e qualitativo. Os dados foram obtidos, para a análise documental, através de consulta a livros e artigos científicos. A análise permitiu construir reflexões acerca dos benefícios da educação dialógica para maior sensibilização ambiental dos estudantes a respeito das mudanças climáticas. Ao contrário do ensino puramente conteudista que tem o professor como única fonte do saber, a educação dialógica considera as percepções dos estudantes e proporciona espaço para que este seja protagonista do processo de aprendizagem. O uso do diálogo proposto por Paulo Freire no ensino de química para abordar as mudanças climáticas pode contribuir para a formação de cidadãos mais preocupados com a conservação ambiental e ativos na transformação social. É preciso que haja uma mudança no currículo que promova uma sensibilização acerca do assunto assim como corrobora no fazer pedagógico do professor. A implementação de recursos que permitam um ensino com mais sentidos para os estudantes frente às problemáticas socioambientais pode ser um processo longo e árduo, mas é essencial, conforme evidenciado e, consequentemente, precisa ser debatido.