Este trabalho apresenta os resultados da oficina “Construindo Sólidos Geométricos com Origami”, realizada no evento da X Malbatemática, organizado pelo grupo de pesquisa Psicologia da Educação Matemática e Formação de Professores (PSIEM-GEPEMAI) no Dia da Matemática na Universidade Estadual de Campinas. A oficina foi destinada a professores dos anos iniciais e anos finais que ensinam matemática, com o objetivo de construir dobraduras em material manipulável, conhecidas como origami; estudar os elementos constituintes dos sólidos geométricos, tais como faces, arestas e vértices; desenvolver o pensamento lógico-matemático dos participantes; estimular a atenção à sequência de passos e à forma do objeto, promovendo o desenvolvimento do senso de proporção e harmonia por meio da reprodução da obra; promover atividades em grupo para fomentar a colaboração entre os participantes. Essa abordagem permitiu uma análise mais aprofundada das propriedades e características dos sólidos geométricos construídos. Durante a oficina, foram criados prismas de bases triangular, quadrangular, pentagonal e hexagonal. Os resultados da oficina foram coletados por meio de um questionário intitulado "Pós-oficina: Reflexões e Perspectivas." As respostas revelaram as concepções dos professores sobre suas experiências gerais com a oficina, a eficácia do uso do origami como ferramenta de ensino para conceitos matemáticos, especificamente no estudo de prismas, e a adaptação da atividade para diferentes níveis de ensino. Além disso, os participantes forneceram sugestões de melhorias para futuras atividades. Em suma, a oficina demonstrou ser uma metodologia eficaz para ensinar conceitos de geometria aos professores. Promoveu a colaboração e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, além de proporcionar uma experiência prática e interativa com sólidos geométricos, facilitando a compreensão de suas propriedades e características.