Pensar no ensino de História no contexto da educação do campo exigem um olhar com perspectiva na construção de uma educação popular, que tenha o compromisso com as lutas sociais, visando uma autonomia para a educação do campo, sendo vista como veículo indispensável no processo de reforma agrária, não se restringindo apenas para um currículo especifico com metodologias e técnicas de ensino, mais firmar um compromisso social, de forma a contribuir com esse conhecimento, a partir dos interesses e necessidades do campo. A pesquisa tem por finalidade compreender o processo de ensino e aprendizagem do Ensino de História no contexto da educação do campo, articulada a valorização da cultura, da história, das lutas e conquistas dos trabalhadores apresentada a partir dos movimentos socias, haja vista a afirmação da identidade dos sujeitos do campo. O trabalho se desenvolve a partir da pesquisa de campo exploratória, com abordagem qualitativa, reafirmada pelo aporte teórico, que destacam que os os movimentos sociais devem ser os protagonistas na construção de uma educação para o campo apoiada pelo ensino de História, pois só está habilitado para recriar o contexto histórico, quem compreende e vive tal realidade, que permeia significados em seu cotidiano, que vai além da luta por terra, mas alcança o entendimento e significados das suas linguagens, dos seus valores, das místicas, do espaço histórico em que vive e as demais concepções existentes. O produto em desenvolvimento que contempla a pesquisa, apresenta como resultados através do curso de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Bacabal-MA, planejado em módulos que são instruídos a partir dos saberes culturais do campo e seu contexto histórico, atendendo de forma positiva as reais necessidades dos sujeitos em seu processo de formação.