A formação continuada de professores é uma temática discutida na Educação. Assim, neste estudo destaca a Educação Infantil, sendo a etapa inicial da Educação Básica, onde crianças terão seu primeiro contato na escola. Em 2017 a Educação Infantil foi inserida no PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Desta forma, por entender a relevância de ter um profissional qualificado na Educação Infantil foi levantado várias indagações sobre o porquê dessa etapa estar inserida numa política publica de alfabetização se a mesma não possui esse intuito, reiterado pelo Art. 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, onde fala que não pode antecipar conhecimentos da etapa posterior. Após PNAIC da Educação Infantil, iniciou-se em 2024 o projeto de formação continuada LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), no âmbito do Compromisso Criança Alfabetizada do Governo Federal. A partir disso que se chegou ao objetivo deste trabalho de trazer um panorama no que diz respeito a esses programas de formação continuada voltados para docentes da Educação Infantil. A metodologia é qualitativa por André e Gatti (2008) de cunho bibliográfico, utilizando o procedimento de análise documental em duas fases: a leitura dos autores que abordam Formação Continuada e das Políticas Públicas em questão e a leitura das legislações que normatizam a Educação Infantil. Assim, após análise compreendeu que existe uma discrepância nesses programas de formação continuada, pois nesta etapa escolar desenvolvem práticas de leitura e escrita, todavia é assegurado para essa criança o direito de aprendizagem, por meio de interações e brincadeiras. Para tanto, é necessário proporcionar aprendizagens significativas, respeitando o direito desta criança, como forma de inseri-la numa abordagem equilibrada que reconheça as capacidades únicas das crianças nessa faixa etária e promova um ambiente educacional rico e estimulante.