Neste trabalho, investigamos a percepção de Professores de Ciências relacionadas com a contribuição de atividades em MCC para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental. Para estudar a percepção destes professores de Ciências, realizamos uma pesquisa qualitativa com um estudo de caso coletivo em Campinas-SP e Duque de Caxias-RJ. Optamos por cidades com elevado potencial econômico (estão entre as 20 mais ricas segundo dados do IBGE de 2023), relativamente próximas a capitais estaduais e viáveis para a coleta de dados, que foi realizada mediante aplicação de questionário e entrevista semi estruturada para cada grupo de professores das duas redes públicas analisadas: 25 professores responderam os questionários e 5 professores participaram da entrevista. Todos os professores participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do projeto 15501713.9.0000.5404, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP sob o parecer 400.988 e não foram identificados. Também analisamos o currículo oficial de Ciências das redes dos municípios de Campinas e de Duque de Caxias, com foco em citações relacionadas com atividades realizadas em MCC. Os dados apontaram que mesmo em cidades diferentes, com o Ensino de Ciências regido pelas políticas educacionais de cada Secretaria de Educação com orientações curriculares e pedagógicas próprias, os professores não apresentam grandes diferenças nas percepções relacionadas com as possíveis contribuições de atividades em MCC para o Ensino de Ciências. A maioria dos professores das duas cidades relatou em sua formação inicial (licenciatura) houve pouca discussão sobre a exploração de atividades pedagógicas relacionadas a MCC. Os relatos também indicaram que a utilização pedagógica destes espaços é mais discutida em cursos de pós-graduação e de formação continuada. Os professores indicaram também que desejam que este tipo de atividade esteja mais presente em suas escolas.