ESTADO DA ARTE ACERCA DO ENSINO DE IMUNOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO CONEDU (2018-2023)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7253 "inscrito_id" => 17277 "titulo" => "ESTADO DA ARTE ACERCA DO ENSINO DE IMUNOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO CONEDU (2018-2023)" "resumo" => "O ensino de Imunologia frequentemente utiliza metodologias tradicionais, que tendem a ser pouco atraentes para os estudantes. Entretanto, a disciplina oferece inúmeras possibilidades de intervenções e abordagens devido à sua relevância para a saúde e o bem-estar da população. Não se sabe ao certo se a falta de inovação é atribuída à ausência de metodologias específicas ou à divulgação pouco representativa entre professores de seus resultados em sala. Com base nisso, o presente estudo investigou o estado da arte das produções relacionadas à Imunologia nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) entre 2018 e 2023. A busca foi realizada nas páginas dos anais do evento, utilizando o descritor “Imunologia”. Foram selecionados os trabalhos pertinentes à temática. Após análise, constatou-se que, das cinco edições analisadas, apenas três incluíam artigos sobre Imunologia. Dos 23.437 trabalhos disponíveis, apenas cinco (n=5) abordavam o tema. Desses artigos, três (n=3) exploravam o uso de ferramentas didáticas, como modelos didáticos, gincanas e mapas mentais; um (n=1) utilizava recursos digitais audiovisuais (redes sociais); e um (n=1) era uma revisão de literatura que também abordava um recurso digital. Observou-se que todos os trabalhos eram voltados para o ensino superior, especialmente para alunos do curso de Ciências Biológicas (licenciatura). Destaca-se que, a escassez de produções sobre Imunologia, mesmo em um congresso de abrangência nacional. A ausência de trabalhos voltados para a educação básica e a preferência pelo ensino superior indicam a necessidade de discussão sobre os fatores que contribuem para esse cenário. Cabe salientar que a Imunologia pode servir como tema norteador para abordagem de tópicos importantes de educação em saúde, como pandemias, epidemias e vacinação, para além da construção e ressignificação de conceitos científicos. Tais práticas pedagógicas necessitam ser incentivadas e compartilhadas pelos pares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID17277_TB7253_24062024203228.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "Carina Ioná de" "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113964 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7253 "inscrito_id" => 17277 "titulo" => "ESTADO DA ARTE ACERCA DO ENSINO DE IMUNOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO CONEDU (2018-2023)" "resumo" => "O ensino de Imunologia frequentemente utiliza metodologias tradicionais, que tendem a ser pouco atraentes para os estudantes. Entretanto, a disciplina oferece inúmeras possibilidades de intervenções e abordagens devido à sua relevância para a saúde e o bem-estar da população. Não se sabe ao certo se a falta de inovação é atribuída à ausência de metodologias específicas ou à divulgação pouco representativa entre professores de seus resultados em sala. Com base nisso, o presente estudo investigou o estado da arte das produções relacionadas à Imunologia nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) entre 2018 e 2023. A busca foi realizada nas páginas dos anais do evento, utilizando o descritor “Imunologia”. Foram selecionados os trabalhos pertinentes à temática. Após análise, constatou-se que, das cinco edições analisadas, apenas três incluíam artigos sobre Imunologia. Dos 23.437 trabalhos disponíveis, apenas cinco (n=5) abordavam o tema. Desses artigos, três (n=3) exploravam o uso de ferramentas didáticas, como modelos didáticos, gincanas e mapas mentais; um (n=1) utilizava recursos digitais audiovisuais (redes sociais); e um (n=1) era uma revisão de literatura que também abordava um recurso digital. Observou-se que todos os trabalhos eram voltados para o ensino superior, especialmente para alunos do curso de Ciências Biológicas (licenciatura). Destaca-se que, a escassez de produções sobre Imunologia, mesmo em um congresso de abrangência nacional. A ausência de trabalhos voltados para a educação básica e a preferência pelo ensino superior indicam a necessidade de discussão sobre os fatores que contribuem para esse cenário. Cabe salientar que a Imunologia pode servir como tema norteador para abordagem de tópicos importantes de educação em saúde, como pandemias, epidemias e vacinação, para além da construção e ressignificação de conceitos científicos. Tais práticas pedagógicas necessitam ser incentivadas e compartilhadas pelos pares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID17277_TB7253_24062024203228.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINA IONÁ DE OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "Carina Ioná de" "autor_email" => "carinaiona.torres@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }