O presente estudo propõe o uso das Metodologias Ativas no Ensino da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico na perspectiva lúdica do aprender. A pesquisa surgiu a partir dos relatos dos graduandos dos Cursos de Direito, Pedagogia e Administração, sobre as dificuldades de assimilação dos conteúdos ministrados na disciplina. A metodologia da pesquisa-ação de caráter qualitativo, teve como público alvo os alunos dos Cursos de Graduação do Instituto Pedreirese de Educação e Extensão (IPEDE), Polo Codó - MA. Como proposta metodológica, foi aplicado duas intervenções durante as aulas ministradas: Estudos de Artigos em sala de aula, para identificação dos elementos importantes na estrutura e montagem de um pré-projeto de pesquisa (revisão de conteúdo); Jogo Responde ou Passa, produzido com materiais alternativos e de fácil acesso. O material didático criado, abordou conteúdos sobre os tipos de pesquisa, os principais elementos que compõem um trabalho científico, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e citações. Os alunos foram divididos em grupos e ao longo do jogo iam respondendo às perguntas lanças, gerando uma pontuação final. A intervenção metodológica movimentou a turma de forma harmoniosa e motivadora, induzindo a uma competição saudável, onde o único objetivo era o aprendizado. Ao decorrer da disciplina pode-se perceber alunos mais participativos, envolvidos, questionadores e com reflexões críticas a cerca dos conteúdos e sua importância para a vida acadêmica. Concluímos que para construção da prática pedagógica, no que tange as inovações e exigências educacionais, o uso das tecnologias e metodologias ativas não há necessidade de descarte do conhecimento técnico científico, vimos como ponto positivo quando o processo de ensino e aprendizagem conta com novos recursos pedagógicos que possibilite a interação para incorporação de novos saberes, mantendo o conhecimento científico clássico.