INCLUSÃO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO EXTREMO SUL BAIANO, EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PRADO/BAHIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7804 "inscrito_id" => 2048 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO EXTREMO SUL BAIANO, EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PRADO/BAHIA." "resumo" => "O presente estudo investiga os desafios percebidos pelos professores da rede Municipal de ensino, em uma escola da cidade de Prado/Bahia. Foi desenvolvida visando compreender como os professores analisam e agem diante de estudantes com deficiência, tendo em vista que embora a inclusão de alunos com necessidades especiais seja uma política amplamente defendida a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos avaliar como os professores percebem e enfrentar, seja uma política amplamente defendida, a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos. Avaliar como os professores percebem e enfrentam esses desafios é crucial para identificar lacunas na formação docente, na infraestrutura e no apoio disponível. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa a fim de analisar como os professores de uma escola pública de ensino fundamental em Prado/ Bahia percebem e lidam com o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula, visando identificar os desafios enfrentados por estes profissionais e como eles gerenciam a interação desses alunos, considerando as condições infraestrutura, formação docente e apoio disponível. Realizou-se, assim, uma pesquisa de cunho qualitativo. A análise dos dados coletados revela que o principal desafio enfrentados pelos professores na implementação da inclusão escolar na escola pública de Prado são: a preparação insuficiente dos professores, infraestrutura deficiente, sobrecarregamento e tamanho das turmas e o baixo engajamento da comunidade escolar, esses resultados indicam que há necessidade urgente de melhorar a formação dos professores fornecer recursos adequados e apoiar uma infraestrutura inclusiva para garantir a eficiência da educação inclusiva na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2048_TB7804_30072024233613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA LOURES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisangela.loures07@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7804 "inscrito_id" => 2048 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO EXTREMO SUL BAIANO, EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PRADO/BAHIA." "resumo" => "O presente estudo investiga os desafios percebidos pelos professores da rede Municipal de ensino, em uma escola da cidade de Prado/Bahia. Foi desenvolvida visando compreender como os professores analisam e agem diante de estudantes com deficiência, tendo em vista que embora a inclusão de alunos com necessidades especiais seja uma política amplamente defendida a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos avaliar como os professores percebem e enfrentar, seja uma política amplamente defendida, a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos. Avaliar como os professores percebem e enfrentam esses desafios é crucial para identificar lacunas na formação docente, na infraestrutura e no apoio disponível. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa a fim de analisar como os professores de uma escola pública de ensino fundamental em Prado/ Bahia percebem e lidam com o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula, visando identificar os desafios enfrentados por estes profissionais e como eles gerenciam a interação desses alunos, considerando as condições infraestrutura, formação docente e apoio disponível. Realizou-se, assim, uma pesquisa de cunho qualitativo. A análise dos dados coletados revela que o principal desafio enfrentados pelos professores na implementação da inclusão escolar na escola pública de Prado são: a preparação insuficiente dos professores, infraestrutura deficiente, sobrecarregamento e tamanho das turmas e o baixo engajamento da comunidade escolar, esses resultados indicam que há necessidade urgente de melhorar a formação dos professores fornecer recursos adequados e apoiar uma infraestrutura inclusiva para garantir a eficiência da educação inclusiva na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2048_TB7804_30072024233613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA LOURES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisangela.loures07@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }