REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA ORAL PARA ALUNOS FALANTES DE UMA LÍNGUA SINALIZADA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110878 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2820 "inscrito_id" => 7463 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA ORAL PARA ALUNOS FALANTES DE UMA LÍNGUA SINALIZADA" "resumo" => "Esse artigo investigou o ensino de inglês para alunos surdos, considerando os desafios enfrentados por professores, intérpretes e alunos. Geralmente, as aulas eram ministradas em inglês, dificultando a interpretação para os alunos surdos quando o intérprete não dominava o inglês. Assim, a pesquisa questionou como promover a inclusão efetiva desses alunos em aulas de inglês, onde a comunicação oral predomina. A metodologia incluiu a análise de estratégias de ensino adaptativas e o uso de tecnologias assistivas para facilitar a aprendizagem e a comunicação. Dessa maneira, o objetivo foi identificar práticas inclusivas que respeitem as necessidades linguísticas dos alunos surdos, que se utilizam de uma língua sinalizada, e promovam um ambiente de aprendizado equitativo. Além disso, a pesquisa também explorou a formação de professores e intérpretes em técnicas de ensino inclusivo e a importância da colaboração entre educadores, intérpretes e a comunidade surda para desenvolver um currículo acessível, mesmo com a diferença de línguas e modalidades. Esse estudo destacou a necessidade de políticas educacionais que apoiem a inclusão e ofereçam recursos adequados para o ensino de línguas a alunos surdos, assegurando que eles tenham as mesmas oportunidades de sucesso que seus colegas ouvintes. Para a coleta de dados, foram empregadas observações em sala, discussões baseadas em questionários sobre o ensino de inglês e a interpretação em sala, envolvendo professores, intérpretes e alunos surdos, além de anotações detalhadas. Os resultados sugerem a necessidade de melhorias no ensino para alunos surdos, incluindo intérpretes especializados. A pesquisa indicou que alunos surdos podem aprender inglês escrito, como o Inglês Instrumental e questionou se não seria benéfico aprender a Língua de Sinais Americana para uma comunicação global efetiva. Por fim, concluiu-se que investimentos e valorização da educação são necessários para ensinar línguas orais escritas a alunos surdos, sem restrições de aprendizado entre línguas orais e sinalizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7463_TB2820_27102024175803.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANGELITA DUARTE" "autor_email" => "angelita.duarte@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110878 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2820 "inscrito_id" => 7463 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA ORAL PARA ALUNOS FALANTES DE UMA LÍNGUA SINALIZADA" "resumo" => "Esse artigo investigou o ensino de inglês para alunos surdos, considerando os desafios enfrentados por professores, intérpretes e alunos. Geralmente, as aulas eram ministradas em inglês, dificultando a interpretação para os alunos surdos quando o intérprete não dominava o inglês. Assim, a pesquisa questionou como promover a inclusão efetiva desses alunos em aulas de inglês, onde a comunicação oral predomina. A metodologia incluiu a análise de estratégias de ensino adaptativas e o uso de tecnologias assistivas para facilitar a aprendizagem e a comunicação. Dessa maneira, o objetivo foi identificar práticas inclusivas que respeitem as necessidades linguísticas dos alunos surdos, que se utilizam de uma língua sinalizada, e promovam um ambiente de aprendizado equitativo. Além disso, a pesquisa também explorou a formação de professores e intérpretes em técnicas de ensino inclusivo e a importância da colaboração entre educadores, intérpretes e a comunidade surda para desenvolver um currículo acessível, mesmo com a diferença de línguas e modalidades. Esse estudo destacou a necessidade de políticas educacionais que apoiem a inclusão e ofereçam recursos adequados para o ensino de línguas a alunos surdos, assegurando que eles tenham as mesmas oportunidades de sucesso que seus colegas ouvintes. Para a coleta de dados, foram empregadas observações em sala, discussões baseadas em questionários sobre o ensino de inglês e a interpretação em sala, envolvendo professores, intérpretes e alunos surdos, além de anotações detalhadas. Os resultados sugerem a necessidade de melhorias no ensino para alunos surdos, incluindo intérpretes especializados. A pesquisa indicou que alunos surdos podem aprender inglês escrito, como o Inglês Instrumental e questionou se não seria benéfico aprender a Língua de Sinais Americana para uma comunicação global efetiva. Por fim, concluiu-se que investimentos e valorização da educação são necessários para ensinar línguas orais escritas a alunos surdos, sem restrições de aprendizado entre línguas orais e sinalizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7463_TB2820_27102024175803.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELITA DUARTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANGELITA DUARTE" "autor_email" => "angelita.duarte@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }