A IMPORTÂNCIA DO PROJETO “FORTALECENDO OS SABERES DE PORTUGUÊS” PARA IMPULSIONAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113902 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7168 "inscrito_id" => 17935 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO “FORTALECENDO OS SABERES DE PORTUGUÊS” PARA IMPULSIONAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho objetiva mostrar os resultados do projeto “Fortalecendo os Saberes de Português”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club, na cidade de Crateús – CE. Como ponto de partida para a elaboração do projeto, foram utilizados os resultados da “Avaliação Diagnóstica 2022”, fornecidos pelo Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), uma plataforma da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) da Secretaria da Educação do estado do Ceará, que tem por objetivo identificar se os/as estudantes apresentam competências e habilidades adequadas para cada série do Ensino Médio. A avaliação, elaborada com base na Matriz de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), ocorre em dois momentos: no início do primeiro e do segundo semestre letivo, o que facilita a análise da evolução na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho, consideram-se as avaliações aplicadadas a 137 estudantes de 1ª série, em março e agosto. O resultado da primeira mostrou que o Saber 16 (S16 - Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) obteve apenas 21,31% de acertos e o Saber 23 (S23 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor), 13,77% de acertos, colocando-os no nível crítico. A partir desse resultado, foi elaborado e colocado em prática um plano de ação para a realização de aulas direcionadas a esses saberes, que teve como culminância o “Jogo dos Saberes”. Após a ação, desenvolvida no primeiro semestre, os resultados da segunda avaliação mostraram um índice de acerto de 65,69% no Saber 16 e de 56,93% no Saber 23. Diante do exposto, pode-se concluir que o projeto “Fortalecendo os Saberes de Português” amenizou as dificuldades nos saberes que estavam críticos e melhorou o percentual de acertos na segunda aplicação da avaliação diagnóstica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17935_TB7168_30092024102047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaribeirosilva2023@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113902 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7168 "inscrito_id" => 17935 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO “FORTALECENDO OS SABERES DE PORTUGUÊS” PARA IMPULSIONAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho objetiva mostrar os resultados do projeto “Fortalecendo os Saberes de Português”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club, na cidade de Crateús – CE. Como ponto de partida para a elaboração do projeto, foram utilizados os resultados da “Avaliação Diagnóstica 2022”, fornecidos pelo Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), uma plataforma da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) da Secretaria da Educação do estado do Ceará, que tem por objetivo identificar se os/as estudantes apresentam competências e habilidades adequadas para cada série do Ensino Médio. A avaliação, elaborada com base na Matriz de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), ocorre em dois momentos: no início do primeiro e do segundo semestre letivo, o que facilita a análise da evolução na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho, consideram-se as avaliações aplicadadas a 137 estudantes de 1ª série, em março e agosto. O resultado da primeira mostrou que o Saber 16 (S16 - Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) obteve apenas 21,31% de acertos e o Saber 23 (S23 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor), 13,77% de acertos, colocando-os no nível crítico. A partir desse resultado, foi elaborado e colocado em prática um plano de ação para a realização de aulas direcionadas a esses saberes, que teve como culminância o “Jogo dos Saberes”. Após a ação, desenvolvida no primeiro semestre, os resultados da segunda avaliação mostraram um índice de acerto de 65,69% no Saber 16 e de 56,93% no Saber 23. Diante do exposto, pode-se concluir que o projeto “Fortalecendo os Saberes de Português” amenizou as dificuldades nos saberes que estavam críticos e melhorou o percentual de acertos na segunda aplicação da avaliação diagnóstica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17935_TB7168_30092024102047.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "marinaribeirosilva2023@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }