INTERDISCIPLINARIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109463 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 4675 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente trabalho possui como objetivo abordar a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem entre dois ramos do conhecimento: Matemática e Filosofia, vivenciadas pelos graduandos na disciplina intitulada Filosofia da Educação, no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Salinópolis. A pesquisa discute como o conhecimento da disciplina com base em aspectos das ciências sociais pode subsidiar a formação e proporcionar fundamentos teóricos e epistemológicos através da teoria e prática para graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. No primeiro momento deste estudo foram realizadas leituras e analise do texto dos autores Adorno e Horkheimer (1980), debateu-se as diferenças entre os estudos desenvolvidos no âmbito das ciências naturais e ciências sociais. Buscando elucidar a importância da disciplina Filosofia da Educação na/para a formação inicial de professores de matemática. Neste entendimento, obteve como referência metodologias abordadas em sala, ancoradas nos princípios de Teoria tradicional e Teoria Crítica, na qual se baseia no comportamento crítico e descrição da realidade e da sociedade, que foram discutidos em sala de aula. No segundo momento, com o intuito de ultrapassar o conhecimento teórico para o plano prático iniciou – se a visita técnica pelos bairros da cidade com a finalidade de analisar as diferentes realidades sociais existentes. Os resultados obtidos após a aplicação da teoria e vivência puderam evidenciar a necessidade que os futuros professores de matemática precisam ter sobre as realidades sociais e culturais dos alunos e assim propor atividades que sejam condizentes com suas realidades. Diante do exposto, conclui-se que tal alternativa de aprendizagem seguiu como ponto norteador para os futuros profissionais, a fim de que estejam preparados e motivados para a atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4675_TB842_29022024135129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAILAN DAMASCENO COSTA" "autor_nome_curto" => "CAILAN" "autor_email" => "cailandamasceno5@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109463 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 4675 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente trabalho possui como objetivo abordar a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem entre dois ramos do conhecimento: Matemática e Filosofia, vivenciadas pelos graduandos na disciplina intitulada Filosofia da Educação, no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Salinópolis. A pesquisa discute como o conhecimento da disciplina com base em aspectos das ciências sociais pode subsidiar a formação e proporcionar fundamentos teóricos e epistemológicos através da teoria e prática para graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. No primeiro momento deste estudo foram realizadas leituras e analise do texto dos autores Adorno e Horkheimer (1980), debateu-se as diferenças entre os estudos desenvolvidos no âmbito das ciências naturais e ciências sociais. Buscando elucidar a importância da disciplina Filosofia da Educação na/para a formação inicial de professores de matemática. Neste entendimento, obteve como referência metodologias abordadas em sala, ancoradas nos princípios de Teoria tradicional e Teoria Crítica, na qual se baseia no comportamento crítico e descrição da realidade e da sociedade, que foram discutidos em sala de aula. No segundo momento, com o intuito de ultrapassar o conhecimento teórico para o plano prático iniciou – se a visita técnica pelos bairros da cidade com a finalidade de analisar as diferentes realidades sociais existentes. Os resultados obtidos após a aplicação da teoria e vivência puderam evidenciar a necessidade que os futuros professores de matemática precisam ter sobre as realidades sociais e culturais dos alunos e assim propor atividades que sejam condizentes com suas realidades. Diante do exposto, conclui-se que tal alternativa de aprendizagem seguiu como ponto norteador para os futuros profissionais, a fim de que estejam preparados e motivados para a atuação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4675_TB842_29022024135129.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAILAN DAMASCENO COSTA" "autor_nome_curto" => "CAILAN" "autor_email" => "cailandamasceno5@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }