A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110318 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 8166 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As crianças, desde os primeiros anos de vida, criam situações a partir de elementos conhecidos por elas em diversas experiências cotidianas, sejam pessoais ou coletivas, e é por meio destas experiências vivenciadas diariamente que elas se tornam quem são e nos revelam quem poderiam vir a ser em suas diversidades. Nesse sentido, compreende-se que as experiências das crianças na educação infantil podem possibilitar que elas se reinventem e ressignifiquem o que veem, ouvem, tocam e sentem, podendo assim produzir novos conhecimentos sobre o mundo em que vivem. O presente artigo tem como objetivo geral compartilhar os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma instituição de educação infantil, por meio de um projeto de extensão junto a UFPI no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a produção dos dados aconteceu por meio de três procedimentos, sendo a entrevista semiestruturada, a observação participante e os encontros formativos. As interpretações dos dados foram conduzidas com base na análise de conteúdo de Bardin (2011) e o referencial teórico-metodológico nos estudos de Vygotsky (2000; 2004; 2007). Os principais resultados da pesquisa foram a comprovação de que as crianças da educação infantil ao vivenciarem diferentes experiências relacionadas ao mundo físico e social, enunciam não apenas suas potencialidades e criatividades, mas produzem seus próprios conhecimentos, revelam comportamentos inusitados e pertinentes no processo de aprendizagem delas, observam e criam elementos novos estabelecendo conexões com outras experiências igualmente relevantes, tornam-se investigadoras e protagonistas de suas ações em diferentes contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8166_TB2053_01102024082825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOUZA" "autor_email" => "profajanaina@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110318 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2053 "inscrito_id" => 8166 "titulo" => "A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As crianças, desde os primeiros anos de vida, criam situações a partir de elementos conhecidos por elas em diversas experiências cotidianas, sejam pessoais ou coletivas, e é por meio destas experiências vivenciadas diariamente que elas se tornam quem são e nos revelam quem poderiam vir a ser em suas diversidades. Nesse sentido, compreende-se que as experiências das crianças na educação infantil podem possibilitar que elas se reinventem e ressignifiquem o que veem, ouvem, tocam e sentem, podendo assim produzir novos conhecimentos sobre o mundo em que vivem. O presente artigo tem como objetivo geral compartilhar os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma instituição de educação infantil, por meio de um projeto de extensão junto a UFPI no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a produção dos dados aconteceu por meio de três procedimentos, sendo a entrevista semiestruturada, a observação participante e os encontros formativos. As interpretações dos dados foram conduzidas com base na análise de conteúdo de Bardin (2011) e o referencial teórico-metodológico nos estudos de Vygotsky (2000; 2004; 2007). Os principais resultados da pesquisa foram a comprovação de que as crianças da educação infantil ao vivenciarem diferentes experiências relacionadas ao mundo físico e social, enunciam não apenas suas potencialidades e criatividades, mas produzem seus próprios conhecimentos, revelam comportamentos inusitados e pertinentes no processo de aprendizagem delas, observam e criam elementos novos estabelecendo conexões com outras experiências igualmente relevantes, tornam-se investigadoras e protagonistas de suas ações em diferentes contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8166_TB2053_01102024082825.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA GOMES VIANA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JANAINA SOUZA" "autor_email" => "profajanaina@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }