APRENDIZAGEM ESCOLAR: OS DESAFIOS NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111807 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4183 "inscrito_id" => 5516 "titulo" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR: OS DESAFIOS NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO" "resumo" => "A comunicação é fator essencial para que ações aconteçam e possam proporcionar condições exequíveis na construção do conhecimento. A escuta dos alunos se efetiva quando o exercício de gestão democrática se consolida e nas atividades do cotidiano escolar contemplado no Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo foi estimular o protagonismo dos alunos, ampliando os espaços de participação na busca de conhecer os desafios da escola. A abertura da caixa nos mostrou que o olhar dos alunos sobre os problemas da escola era mais sensível do imaginávamos. Para dar visibilidade ao resultado da ação foram realizados: reunião com os professores, seminário com os alunos apresentando a síntese da escuta e reflexões sobre algumas colocações, nas reuniões de pais, relatórios encaminhados à Secretaria de Educação para que tomasse as providências sobre os problemas apresentado na escuta. A ação incentivou a participação dos alunos em outras atividades com mais entusiasmo, com auto estima mais elevada, liberdade de expressão e o sentimento de pertencimento, criticidade e a continuidade da atividade. A ação permitiu aos alunos serem corresponsáveis pelas tomadas de decisão na escola; sugestões para a próxima gestão escolar colocar em prática, além de auxiliar a direção e a coordenação a refletirem sobre assuntos a partir da perspectiva dos alunos. O trabalho com a participação efetiva dos alunos tomou uma proporção maior onde a Escola São Bernardo foi convidada para participar de seminário sobre atividades exitosas com presença de gestores e equipes técnicas de cinco municípios, além do incentivo dos projetos de ação de candidatos a gestores escolares da rede. O protagonismo dos alunos no processo ensino aprendizagem corrobora para que no currículo seja considerado a realidade da comunidade com as suas particularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5516_TB4183_03072024152750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILDA SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "Anilda França" "autor_email" => "anildafranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111807 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4183 "inscrito_id" => 5516 "titulo" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR: OS DESAFIOS NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO" "resumo" => "A comunicação é fator essencial para que ações aconteçam e possam proporcionar condições exequíveis na construção do conhecimento. A escuta dos alunos se efetiva quando o exercício de gestão democrática se consolida e nas atividades do cotidiano escolar contemplado no Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo foi estimular o protagonismo dos alunos, ampliando os espaços de participação na busca de conhecer os desafios da escola. A abertura da caixa nos mostrou que o olhar dos alunos sobre os problemas da escola era mais sensível do imaginávamos. Para dar visibilidade ao resultado da ação foram realizados: reunião com os professores, seminário com os alunos apresentando a síntese da escuta e reflexões sobre algumas colocações, nas reuniões de pais, relatórios encaminhados à Secretaria de Educação para que tomasse as providências sobre os problemas apresentado na escuta. A ação incentivou a participação dos alunos em outras atividades com mais entusiasmo, com auto estima mais elevada, liberdade de expressão e o sentimento de pertencimento, criticidade e a continuidade da atividade. A ação permitiu aos alunos serem corresponsáveis pelas tomadas de decisão na escola; sugestões para a próxima gestão escolar colocar em prática, além de auxiliar a direção e a coordenação a refletirem sobre assuntos a partir da perspectiva dos alunos. O trabalho com a participação efetiva dos alunos tomou uma proporção maior onde a Escola São Bernardo foi convidada para participar de seminário sobre atividades exitosas com presença de gestores e equipes técnicas de cinco municípios, além do incentivo dos projetos de ação de candidatos a gestores escolares da rede. O protagonismo dos alunos no processo ensino aprendizagem corrobora para que no currículo seja considerado a realidade da comunidade com as suas particularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5516_TB4183_03072024152750.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILDA SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "Anilda França" "autor_email" => "anildafranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }