O artigo tem por intuito analisar as contribuições maternas sob a perspectiva da educação informal no desenvolvimento cognitivo da criança na primeira infância. Historicamente, na maior parte das civilizações dava-se quase que exclusivamente à mãe o papel de educar sua prole com princípios firmes e saúde moral diante da respectiva sociedade. De acordo com as principais teorias do desenvolvimento humano, a construção do conhecimento ocorre de forma que a mente absorve de maneira concisa e sensível tudo desde o ventre formando como indivíduo a partir dessas experiências. A primeira infância é marcada por inúmeros processos de desenvolvimento, logo, ao focalizar os processos naturais da educação informal conseguimos visualizar a naturalidade dessas transformações através do educar afetivo da mãe. Sendo assim problematiza-se: Como a influência da mãe contribui no desenvolvimento cognitivo da criança na primeira infância sob a perspectiva da educação informal? O tipo de método bibliográfico foi utilizado, através da abordagem qualitativa, do tipo exploratória, analisando a bibliografia sobre o tema por meio da análise de conteúdo. Posto isto, identifica-se que a mãe tem papel fundamental sob o desenvolvimento da criança na primeira infância. Através de conexões neurais e diálogos responsivos a criança recebe uma educação de modo natural em diversos ambientes através de exemplo, das brincadeiras e até nas histórias para dormir.