A microscopia alternativa pode constituir uma ferramenta inovadora para estudar biologia na educação básica. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever as potencialidades do microscópio digital acoplado a dispositivos, como o computador e o celular. Para tanto, imagens de lâminas didáticas de parasitos (corte transversal de Ascaris sp, proglótide grávida e cisticerco de tênia, casal de esquistossomo), vetor de doenças (fêmea de Aedes aegypti), tecidos linfóides (Bursa de Fabricius, timo, tonsila) e tecidos fibrosados (fibrose hepática e pulmonar) foram analisadas com o uso deste microscópio acoplado aos dispositivos mencionados. Nós observamos as seguintes vantagens do uso deste recurso didático: baixo custo deste microscópio, fácil portabilidade, obtenção de imagens biológicas de qualidade, tanto na tela do celular, quanto no computador, e possibilidade de abordar diversos temas da biologia na escola. Acreditamos que a utilização deste microscópio possa ser um diferencial na aula do professor, especialmente se durante a formação inicial de professores se discuta e reflita sobre a importância do uso da microscopia alternativa nas aulas de ciências e biologia de escolas com poucos recursos.