Este artigo relata a experiencia vivenciada no Programa De Bolsas De Iniciação À Docência (PIBID), durante a pandemia da COVID-19. A presença da leitura no PIBID se mostra como um dos aliados na formação do aluno em seu processo de aprendizagem, sendo reforçada durante o ensino remoto. A criação do livro coletivo foi desenvolvida junto com os alunos do 3º ano do ensino fundamental do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro no CAp-ISERJ, produzido por meio do Word e Canva, de maneira que os estudantes pudessem acompanhar todo o processo de criação do projeto principal. O seu objetivo foi demonstrar as possibilidades do uso da leitura no campo digital/tecnológico através do estímulo à leitura por meio de apresentações de novas histórias literárias, desempenhar o trabalho em equipe e aprender a desenvolver suas próprias histórias. As amostras coletadas ocorreram com base na educação literária com recursos digitais, através dos relatos obtidos por meio das vivências dos educandos durante o período de ensino remoto. O resultado desta pesquisa mostrou que, a utilização de recursos tecnológicos digitais, podem contribuir fortemente para a formação do aluno leitor. Vale ressaltar que este artigo foi desenvolvido em período pandêmico, contando com a colaboração da família, escola e dispositivos eletrônicos.