A rotina faz parte do cotidiano das pessoas, do mais rico ao mais pobre, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Este trabalho tem por objetivo macro identificar a importância da rotina por meio de observações em uma escola de Educação infantil na cidade de Imperatriz na turma de 1º período com crianças de 4 e 5 anos. Analisou-se três momentos específicos da rotina: a acolhida, higiene e os métodos de ensino. Fez-se uma pesquisa de campo e utilizou-se a abordagem qualitativa a fim de conhecer, identificar e apontar como se dá essa prática em um contexto cognitivo e emocional. O referencial teórico trata sobre a rotina segundo a visão de três principais autores: Barbosa (2006) que propõe que a rotina na educação infantil proporciona a organização do espaço e das individualidades das crianças e dos adultos que compartilham o mesmo recinto de cuidado e educação, Pimenta e Lima (2006) que tece sobre o estágio e docência, ou seja, em como o estágio contribui para a formação docente do professor e Mantaguete (2008) que aborda sobre a rotina na educação infantil e sua importância para a construção de sentimentos como autonomia e segurança para a criança, que tratam a criança como seres sociais inseridos em práticas sociais por meio de regras de convivência. De acordo com os resultados, a escola tem como função preparar a criança de modo a ser inserida ativamente no grupo social decorrente dos estímulos com práticas coletivas e cumprimento de regras. A rotina se faz como um elemento norteador, tanto para as crianças quanto para a professora, visto que, se habituam a rotina favorecendo o desenvolvimento da prática docente e do aprendizado, mas ainda sim, sendo flexível quando necessário. Nesse sentido, percebeu-se que a escola é base de aprendizagens e sua abordagem é voltada para as necessidades das crianças para que desenvolvam suas habilidades e das famílias. A Educação Infantil não está focada em ensinar conteúdos programáticos para as crianças, mas apresentar o mundo mediante a ludicidade, os objetos, as brincadeiras, e a interação entre crianças e crianças, crianças e adultos.