O presente trabalho consistiu na criação e implementação de uma oficina pedagógica voltada ao público acadêmico dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, sendo uma construção vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Encima – UFC). A fotossíntese enquanto processo metabólico essencial do ser vivo vegetal teve suas generalidades e especificidades bioenergéticas abordadas de maneira criativa, imaginativa e lúdica através da construção de mapas mentais e a escrita de textos ficcionais curtos (crônicas). A presente oficina apresentou como objetivo geral compreender a fotossíntese como processo imanente ao cotidiano da vida. Como objetivo específico identificou as características morfofuncionais do cloroplasto, enfatizando o papel de cada uma no processo fotossintético. A metodologia encontra importância na oportunidade de explanar definições e processos por meio da elaboração do próprio saber ao mesmo tempo que contribui para a preparação dos futuros docentes, enriquecendo seus arcabouços teoréticos e práticos. A prática oficinal foi dividida em cinco momentos que são: leitura de texto com sondagem diagnóstica; explicação de especificidades morfológicas e fisiológicas; construção conjunta de mapas mentais; letramento científico através da escrita de textos ficcionais curtos (crônicas) interagindo a fotossíntese com aspectos do cotidiano dos participantes; avaliação através do preenchimento de formulário. A oficina possibilitou a expansão dos panoramas cotidianos de conhecimento, gerando uma realidade própria de aprendizagem construída pelos participantes.